O parasitismo mantém uma relação onde uma das espécies se beneficia da outra. ... Um exemplo de parasita é o carrapato, que aloja-se na pele dos cães e consome seu sangue. O inquilinismo é quando duas partes mantém uma relação harmônica onde ambas se beneficiam daquilo.
O termo "foresia" é usado para determinar as relações de inquilinismo entre indivíduos de espécies diferentes com finalidades de transporte, sem, contudo, prejudicar aquele que carrega o inquilino.
Por Esclavagismo podemos entender uma relação ecológica entre os seres vivos, na qual uma espécie (que recebe o nome de esclavagista) se utiliza das atividades, alimento ou trabalho de outros seres vivos. ... Como outro exemplo de esclavagismo podemos citar a relação entre as formigas e pulgões.
O comensalismo é uma relação ecológica entre espécies diferentes em que uma é beneficiada e a outra não é beneficiada, nem prejudicada. Nenhum ser vivo é capaz de viver isolado no meio sem interagir com indivíduos de sua mesma espécie ou com indivíduos de espécies diferentes.
Em resumo, o comensalismo refere-se a um tipo de relação voltada para obtenção de alimento. Enquanto isso, o inquilinismo é voltado para proteção de uma das espécies envolvidas.
Bactérias simbióticas são aquelas que fazem simbiose com outros organismo. pode ser uma simbiose positiva ou negativa.