O impulso de uma força equivale à variação da quantidade de movimento que o corpo sofre. A quantidade de movimento é uma grandeza vetorial que resulta da multiplicação da massa de um corpo pela sua velocidade. ... O impulso de uma força equivale à variação da quantidade de movimento que ele provoca no corpo.
O estudo da composição dos movimentos analisa movimentos que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só. Movimentos compostos são aqueles que ocorrem ao mesmo tempo em direções diferentes e são percebidos como um só.
Denomina-se invariância de Galileu o princípio de relatividade segundo o qual as leis fundamentais da Física são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais, isto é, a forma das equações físicas não podem depender do estado de movimento de um observador, uma vez que o movimento é relativo.
O movimento é sempre relativo. A aceleração centrípeta é responsável pela mudança de direção do vetor velocidade. ... Quando um corpo se encontra sob a ação de vários movimentos simultâneos, cada um deles se processa como se os demais não existissem.
A primeira lei de Newton, também conhecida como princípio da inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem.
A Relatividade galileana, termo utilizado por Einstein, trata da descrição de movimentos em relação a um referencial inercial, ou seja, um referencial em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme (não acelerado) em relação a outro referencial.
A teoria da relatividade aborda os fenômenos que ocorrem em deslocamentos de objetos que possuem velocidades próximas ou iguais à da luz. No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, a sua determinação depende do referencial a partir do qual está sendo medida.
Característica ou condição do que é relativo, do que se estabelece por meio de uma comparação. Etimologia (origem da palavra relatividade).
O princípio da relatividade foi inserido na ciência moderna por Galileu e afirma que o movimento, ou pelo menos o movimento retilíneo uniforme, só tem algum significado quando comparado com algum outro ponto de referência.
Galileu aceitava, e defendia publicamente, a teoria postulada por Nicolau Copérnico de que o Sol, e não a Terra, era o centro de nosso Sistema Solar. Em 1616, a Igreja Católica, que sustentava a visão oposta (ou seja, que o centro era a Terra), proibiu que Galileu divulgasse ou ensinasse suas idéias.
1921
Se algum objeto pudesse chegar à velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nessa situação, seria necessária uma força igualmente infinita para acelerar nosso objeto – mas nem o Universo inteiro tem tanta energia. A luz, claro, só alcança sua estonteante velocidade porque não tem massa.