substantivo masculino Círculo de matéria dura, a que se prende alguma coisa; elo; argola.
Quaisquer é um caso diferenciado na formação de plural em nossa língua. ... Pois esse é um caso raro em nossa língua, em que a partícula do plural, o “s”, foi levada para o interior da palavra: ♦ Qualquer é singular, quaisquer é plural.
É este o plural de qualquer, e não "quaisqueres": quaisquer informações. A razão de o plural ser no interior da palavra está no facto de ser composta de qual (plural quais) + quer, 3ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo querer.
/Dúvidas /Qualquer ou qual quer? A forma correta de escrita é qualquer quando nos referimos ao pronome; no entanto “qual quer” pode surgir desta forma dependendo do contexto. Ou seja, o pronome qualquer não tem separação de termos.
Formação do plural de qualquer Forma-se, assim, o plural quaisquer. Qualquer é uma palavra formada por composição por justaposição, ocorrendo a junção de duas palavras que formam um só vocábulo, sem que haja alteração desses elementos formadores: qual + quer = qualquer.
Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito. Quanto a “noz”, esta palavra se refere ao fruto da nogueira.
Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.
A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.
O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.
A expressão a gente é semanticamente equivalente ao pronome pessoal reto nós e gramaticalmente equivalente ao pronome pessoal reto ela, devendo assim o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular.
1 bando, grupo, turma, malta, massa, multidão, negrada, pessoal, pessoas, populacho, povaréu, turba, vulgo, todo.
Significado de Agente substantivo masculino e feminino Quem trabalha agenciando, intermediando ou atuando efetivamente em negócios, acordos, contratos: agente financeiro. ... Pessoa ou organização responsável pelos negócios de outrem.
A gente = nós A expressão a gente é semanticamente equivalente ao pronome pessoal reto nós e gramaticalmente equivalente ao pronome pessoal reto ela, devendo assim o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular. Exprime um sujeito indeterminado, ou seja, as pessoas que falam (nós) ou as pessoas em geral (todos).
substantivo feminino Ato, ação, obra. Data, ocasião, vez.
d) A expressão 'a gente' é uma locução adverbial cujo sentido é equivalente ao pronome 'eles'. e) Nessa frase, a locução pronominal poderia ser substituída pela palavra 'agente' sem que houvesse alteração de sentido.
Conosco ou com a gente Em linguagem coloquial é mais comum o uso da expressão com a gente. Essa expressão, contudo, deverá apenas ser usada em linguagem informal, sendo substituída pelo pronome conosco em contextos formais.
A expressão A GENTE VAI apresenta uma concordância correta e é usada no nível coloquial da fala. Portanto, é perfeitamente aceitável em textos coloquiais. Não é uma questão simplista de certo e errado.
As duas formas estão corretas na língua portuguesa. Enquanto abaixo é usado para indicar algo que está em localização inferior, como sinônimo de embaixo. A baixo estabelece oposição na expressão "de cima a baixo".
Amiga, você não faz ideia do quanto você é especial para mim. Você sabe que sempre que precisar de alguma coisa, pode contar comigo, não importa o momento, seja ele de tristeza ou alegria, estarei sempre contigo. Amiga, não quero nunca perder sua amizade, ela é tudo para mim.
É uma expressão que denota algo como "estou à sua disposição", que estou disposto a te ajudar em certa coisa.
Conte comigo quando for desabar, quando for dançar, quando for fazer algo que necessite de companhia. Conte comigo quando precisar confiar em alguém ou simplesmente chorar num ombro seguro. Eu quero ser seu porto seguro, seu nó de marinheiro.
Para o que precisar, conte comigo
Hyago A. Se você precisar de alguém para conversar ou para não conversar, conte comigo para qualquer um dos dois. Se você precisar de uma mão, conte comigo, eu tenho duas. ... As vezes o “Pode contar comigo” fica só na conversa mesmo.
Importar-se com alguém não é apenas estar sempre ao lado dessa pessoa: é demonstrar seu apoio, carinho e, quando preciso, saber puxar a orelha. Estar junto daqueles que amamos implica dividir os momentos bons e ruins, acompanhando os altos e baixos da vida sem deixar de ser amigo em todos eles.
1 calcular, computar, enumerar, somar, suputar, determinar, medir, estimar, avaliar, aferir, orçar.