Ré (1º grau), Mi (2º grau), Fá (3º grau), Sol (4º grau), Lá (5º grau), Si (6º grau), Dó (7º grau). Então, se alguém pedisse, digamos, o 3º grau de Ré, você saberia que se trata da nota Fá. Observe que estamos trabalhando dentro da escala de dó maior nesses exemplos todos.
No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia. Como já comentamos nesse artigo, a harmonia é um dos 3 pilares fundamentais da música.
Os acordes com sétima são extremamente importantes para uma música, uma vez que exercem a função de tensão, ou seja, quando você o toca sente que precisa resolver logo, que precisa tocar outro acorde. Um exemplo seria se você tocasse o acorde de C7 e depois tocasse o acorde F.
Um acorde com sétima é uma tétrade, ou seja, um acorde com 4 notas, sendo: fundamental, terça, quinta e sétima. Mas temos também o acorde com sétima maior: C7M, menor com sétima Cm7, e assim por diante.
O acorde de sétima é qualquer acorde que possua uma sétima (três terças sobrepostas), ele sendo: maior, menor, diminuto, Aumentativo ou suspenso. Também pode ser chamado de tétrade (Tríade+7) quando há quatro notas diferentes, que se chamam fundamental, terça, quinta e sétima.
ae a setima de Dó se torna Si b. Por que a sétima de dó, na teoria é um sí e na prática e no braço do violão fica me lá#? O Carregando já explicou, fecha o tópico. Síb é a sétima da escala da Dó menor.