Principais causas de hiponatremia
A transformação de soluções deve ser efetuada sempre que a concentração da solução prescrita for diferente da solução disponível na unidade. Assim, em 500ml de solução de NaCl a 0,45% temos 2,25g de NaCl. Então vamos precisar só de 2,25 gramas de Cloreto de Sódio das 4,5 gramas que temos no frasco de 500ml.
Nesse caso como é a metade da concentração que precisamos é só desprezar metade do soro pronto e completar ofrasco com água destilada, assim a solução original que era de 0,9%(que é o mesmo que 0,90% lembre que depoisda virgula...) proporcionalmente vai ser agora de 0,45%.
(FAUEL/2015) Caso a prescrição médica seja de 500ml de soro fisiológico, para correr em 6 horas, você deverá instalar o soro com gotejamento aproximado de: a) 28 gotas ou 84 microgotas.
Efetua-se o mesmo quando o soro disponível e S.F. a 0,9%, isto e, acrescenta-se 5% de glicose. Os cálculos realizados neste caso, são feitos pela regra de três simples. Calcule a quantidade de NaCl necessária para o frasco de 500 ml a 5% do soro glicosado, para transformá-lo em soro glicofisiológico.
Os Quatro Passos do Cálculo de Transformação de Soro
Cálculo de ml/h para usar em bomba de infusão Para saber volume em ml/h deve-se considerar: volume a ser administrada e o tempo em horas. Ex: PM é SF 0,9% 500ml em 12 h: ML/h = Volume (ml) 500 = 41,6 ml/h = 42 ml/h.
Resposta. 167 microgotas por minuto.
Verificado por especialistas. Resposta: Deverão correr 400 gotas no tempo de 20 minutos.
Existem outras variáveis da fórmula que devem ser consideradas, principalmente quando o médico prescreve em volume/minuto. Nesse caso, a fórmula mais adequada é: Número de gotas/min = volume x 20 / valor em minutos.
A maioria dos cálculos de medicações presentes em provas ou exercícios podem ser resolvida através da Regra de Três!...Alguns termos que preciso saber são:
já conhecidos, em três passos simples:
A TO é obtida dividindo-se o total de leitos ocupados no período (soma do n° de leitos ocupados no período) pelo total de leitos disponíveis na unidade (soma do n° de leitos disponíveis no período).
Aprenda a realizar a regra de três em apenas 5 passos
Regra de três simples
Ele é mais utilizado em UTIs e hospitais para se obter a quantidade exata da dose, uma vez que é mais utilizado em medicamentos injetáveis. Faz-se assim: é a raiz quadrada do peso multiplicado pela altura e dividido por 3600.
0,7 mg (0,35 mL)/kg de peso, via oral, 3 vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas.