EQST

Quais So Os Constituintes Do Aparelho Justaglomerular?

Quais são os constituintes do aparelho Justaglomerular?

Aparelho justaglomerular:

  • mácula densa do túbulo contorcido distal +
  • células justaglomerulares da arteríola aferente (células musculares lisas da.
  • túnica média que foram modificadas) +
  • células mesangiais extraglomerulares.

Quais as etapas do processo de formação da urina?

A formação da urina ocorre por meio de três processos básicos: filtração, reabsorção e secreção. A formação da urina é um processo importante que ocorre nos rins, um dos órgãos que compõem nosso sistema urinário.

Qual nome recebe o conjunto de células especializadas do túbulo contorcido distal que fazem parte do aparelho Justaglomerular?

Sistema renina-angiotensina-aldosterona Esse conjunto de alterações que ocorrem no Túbulo Contorcido Distal (mácula densa) e na Arteríola Aferente (células justaglomerulares) constituem o Aparelho Justaglomerular (JG).

Quais os constituintes do aparelho Justaglomerular e qual é a sua importância?

O Aparelho Justaglomerular (AJG) tem como função principal, a regulação do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular. É formado, essencialmente, pela mácula densa, o mesângio extraglomerular e alguns vasos sanguíneos, como as arteríolas aferentes e eferentes.

Qual é a função do aparelho Justaglomerular?

O AJG é parte de um complexo mecanismo de feedback que regula o fluxo sanguíneo renal (feedback tubuloglomerular) e a taxa de filtração glomerular e, indirectamente, modula o balanço de sódio e a pressão sanguínea sistémica, através do sistema renina-angiotensina-aldosterona.

O que é um Podócito?

Os podócitos ou células epiteliais viscerais são células altamente especializadas, que revestem a superfície urinária do tufo capilar glomerular e que, juntamente com as células endoteliais e a membrana basal, constituem a barreira de filtração glomerular, assegurando sua permeabilidade seletiva.

Qual a função das células Mesangiais?

Justificando efeitos parácrinos, as células mesangiais expressam receptores para diferentes agentes vasoativos, fatores de crescimento, moléculas de adesão, citocinas e quimiocinas, entre outros. Este conjunto de fatores insere fisiologicamente as CM na regulação funcional e no remodelamento do tecido renal.

Qual a função das células da mácula densa?

A mácula densa capta alterações na concentração de sódio, sendo que uma maior concentração de sódio no filtrado é entendida como uma elevada TFG. Frente a esta situação, a mácula densa envia um estímulo para a arteríola aferente promovendo sua vasoconstricção, resultando em diminuição do fluxo sanguíneo e da TFG.

Qual a função das arteríolas aferentes?

A arteríola eferente é um pequeno vaso arterial, arteríola que resulta da convergência dos capilares do glomérulo desempenhando um papel importante na manutenção de uma pressão de filtração glomerular, independentemente das flutuações da pressão arterial.

O que é capilar Peritubular?

Os capilares peritubulares são responsáveis por nutrir as partes distais do néfron, além de ser o destino final da reabsorção tubular do ultrafiltrado glomerular. O néfron é a unidade funcional do rim. Cada um possui cerca de um milhão deles.

O que é hemodinâmica renal?

A pressão hidrostática do sangue no interior dos capilares glomerulares é a força responsável pela ultrafiltração glomerular. Portanto, o processo de filtração glomerular, do ponto de vista termodinâmico, é passivo, não necessitando de energia metabólica.

O que é hemorragia renal?

Hemorragia: é uma complicação de lacerações profundas do parênquima. Pode ocorrer 2 a 36 dias após o evento. Normalmente, é consequência de fístulas arterio-venosas ou pseudoaneurismas.

Qual a função da cápsula glomerular no processo de filtração?

ESSA CÁPSULA ENVOLVE UMA REDE DE VASOS CAPILARES CHAMADA DE GLOMÉRULO. ELA É RESPONSAVEL PELA PRIMEIRA FASE NA FILTRAÇÃO DO SANGUE DENTRO DO RIM. OS CAPILARES ENOVELADOS DO GLOMÉRULO, POR ONDE O SANGUE CIRCULA EM ALTA PRESSÃO, DEIXAM PARTE DESTE EXTRAVASAR PARA A CÁPSULA RENAL.

O que é o processo de filtração glomerular?

Filtrado glomerular é o líquido produzido pelo glomérulo durante o processo de filtração glomerular Ao passar pelo glomérulo; água, eletrólitos, glicose, ureia e uma pequena quantidade de proteínas são extraídos do sangue e caem na Cápsula Renal (antiga Cápsula de Bowman), assim seguem para os outros segmentos do ...

O que é e como ocorre a filtração glomerular?

É na cápsula glomerular que ocorre a filtração glomerular, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. ... O processo em que há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado é chamado reabsorção renal e ocorre nos túbulos renais.

Como é o processo de filtração do sangue nos rins?

O processamento do sangue é realizado pelo nefro, a unidade funcional do rim. O nefro filtra o sangue e depois modifica o filtrado, recuperando água e solutos e eliminando os excretas (principalmente uréia). A urina produzida pelos rins são coletada pelos ureteres e armazenada na bexiga urinária.

Como se dá a filtração glomerular?

A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular.

Como ocorre o processo de filtragem do sangue?

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

O que filtra o sangue e produz a urina?

O néfron é a unidade funcional dos rins. Existem mais de um milhão de néfrons no córtex de cada rim, que filtram o sangue e produzem o grande volume de urina que vai para a bexiga urinária.

O que filtra o sangue?

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação das toxinas do organismo.

Como ocorre a circulação renal?

Cada rim recebe sangue através de uma ramificação da aorta, denominada artéria renal. O sangue flui da artéria renal até as artérias progressivamente menores, sendo as menores as arteríolas. Das arteríolas, o sangue flui até os glomérulos, que são novelos de vasos sanguíneos microscópicos, denominados capilares.

Qual é a função renal?

A função dos rins é, entre outras, filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como amônia, ureia e ácido úrico. Eles também atuam secretando substâncias importantes para nossa saúde.

Como funcionam os rins e a bexiga?

Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.

Como e onde o sangue é filtrado?

Em humanos, o sistema urinário é formado por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga e pela uretra. Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue.