EQST

Quais So Os Arquivos Permanentes?

Quais são os arquivos permanentes?

Arquivo permanente O também chamado arquivo histórico inclui os documentos que não são necessários nem eventualmente. Porém, eles têm valor histórico e são consultados em ocasiões específicas, para fins de verificação da evolução dos fatos.

O que é um arquivo permanente?

Ao contrário dos que chamam de “Arquivo Morto”, o Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função do seu valor (Secundário), também chamado de arquivo histórico.

Para que serve o arquivo permanente?

A função primordial dos arquivos permanentes é de recolher e tratar os documentos públicos depois de cumprirem as razões para qual ele foi criado. Os arquivos administrativos guardam os documentos produzidos ou recebidos pelas organizações durante o exercício governamental.

Quais são as características dos arquivos permanentes?

Os arquivos permanentes são compostos por um conjunto de documentos de valor secundário, ou seja, as informações neles contidas são de cunho histórico, cultural, probatório ou informativo.

Qual a diferença entre um arquivo permanente e um arquivo temporário?

 Permanentes: são documentos que precisam ser guardados indefinidamente, porém não tem importância vital.  Temporários: são documentos que têm valor temporário de um, dois, cinco ou mais anos.

Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?

Arquivo Corrente: A formados por documentos com valor secundário. ... C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.

Qual a diferença entre um arquivo corrente em um arquivo permanente?

Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade. 1- Arquivo corrente ou primeira idade: Refere- se à guarda de documentos que são consultados com frequência.

Quais são os tipos de arquivo corrente intermediário e permanente?

Arquivos Corrente,Intermediário e Permanente
  • Arquivos correntessão documentos em curso, de uso. frequente e exclusivo da fonte geradora. ...
  • Arquivos intermediários – neste momento, os documentos. não estão mais sendo usados frequentemente na rotina de trabalho na. ...
  • Arquivos permanentes – são arquivos que perderam seu valor.

O que é um arquivo corrente?

Os arquivos correntes, compostos por documentos que ainda tramitam ou estão em uso constante na administração, continuamente necessário às rotinas diárias fazem parte da primeira fase em questão. ... Os arquivos intermediários são também responsáveis por destinar os documentos sob sua custódia.

Quais as características do arquivo intermediário?

Os documentos transferidos ao arquivo intermediário já não possuem mais frequência de consulta, uso ou sequer tramitam, mas ainda possuem valor legal, probatório, fiscal, arquivístico e, portanto, não podem ser eliminados.

O que é um arquivo temporário?

Arquivos temporários da internet são arquivos que o seu navegador salva automaticamente (armazena em cache) na sua unidade de armazenamento quando você visita um site.

O que é arquivo morto e permanente?

Todo documento que prova um direito permanente; ... Documentos de valor permanente (estabelecido pelo Código Civil e comercial brasileiro), tais como contratos, escrituras, documentos legais em geral, etc. Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de frequência praticamente nula.

O que é um arquivo de segunda idade ou intermediário?

Arquivo intermediário (segunda idade): "conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final". Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras.

O que é um arquivo setorial?

Art. 23 Os Arquivos Setoriais são Unidades responsáveis pelas atividades de Arquivos Corrente (ativos) e Intermediário (semi-ativos), localizados nas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, recebendo orientação técnica e normativa do Arquivo Central.

Qual é a diferença entre arquivo corrente e arquivo permanente?

Arquivo Corrente: A formados por documentos com valor secundário. B armazenados em depósitos centralizados, localizados distantes dos setores de trabalho onde foram acumulados. C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final.

O que é um documento em fase corrente e intermediária?

A primeira fase/ idade são dos arquivos correntes (valor primário) que são os documentos que são consultados com frequência e ficam próximo de que utiliza. A segunda fase/ idade são dos arquivos intermediários (valor primário) onde os documentos são pouco usados.

Qual a definição de arquivo intermediário ou arquivo de segunda idade?

Arquivo intermediário (segunda idade): "conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final". Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras.

O que é um arquivo intermediário?

Os documentos transferidos ao arquivo intermediário já não possuem mais frequência de consulta, uso ou sequer tramitam, mas ainda possuem valor legal, probatório, fiscal, arquivístico e, portanto, não podem ser eliminados. ... Os arquivos intermediários são também responsáveis por destinar os documentos sob sua custódia.

Qual o objetivo do arquivo intermediário?

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.