Também consideramos que para se controlar a entropia é necessário injetar energia e informação no sistema. Assim, é perfeitamente possível que em determinadas condições ocorra o oposto da entropia (a negentropia), obviamente a um custo elevado em termos energéticos e informacionais.
1. Quais são as características dos diversos elementos que compõem os sistemas e como os mesmos interagem num todo complexo e consistente? ... Realimentação (feedback) – reintrodução da saída, processo de controle para manter o sistema em equilíbrio. 2.
A entropia e a desordem de um sistema têm a ver com a espontaneidade de processos físicos. Se a entropia e a desordem aumentam, quer dizer que o processo é espontâneo. ... E se fosse possível, a entropia iria diminuir. Portanto, em qualquer processo natural a entropia do Universo ou do sistema sempre aumenta.
A entropia consiste na medida de desordem das partículas em um sistema físico e também a espontaneidade dos processos físicos. Essa grandeza da termodinâmica é representada pela letra S. Está relacionada à segunda Lei da Termodinâmica. Conforme a energia é transferida ou transformada, ela vai perdendo força.
20.
Como a energia transferida sob a forma de calor para o sistema é positiva, no final a entropia é maior que no início, ou seja, a entropia da água líquida é maior que a do gelo. ... O conceito de entropia associa-se ao grau de desordem de um sistema: quanto maior a desordem do sistema, maior é a entropia.
Energia livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil à temperatura e pressão constantes. Visto que em um processo a energia nunca é totalmente convertida em trabalho, a fração de energia útil do sistema, isto é, que realiza o trabalho, é considerada a energia livre.
A variação de entalpia para a reação, dada pela equação: 4 HCI[g] + O²[g] → 2 H²O[g] + 2 Cl²[g] DADOS: H - CI = 103,1. H - O = 110,6.