Resposta
Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas. ... O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas.
5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil
Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica. obs: É importante notar que nem todo recurso natural é renovável. por exemplo: O urânio, carvão e petróleo são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada.
As energias renováveis são energias resultantes de recursos renováveis, ou seja, são inesgotáveis, como a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.
A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.
Energia Renovável: É aquela que vem de recursos naturais que é naturalmente renovável: Sol, Vento, Energias Geotérmicas. Energias Não Renovável: São as que dependem de tempo, ou de processos em escala e em tempo geológico para se tornarem disponíveis: Petróleo.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. ... Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Resposta. Energia é a capacidade de algo de realizar trabalho, ou seja, gerar força num determinado corpo, substância ou sistema físico, e na física, a energia está associada à capacidade de qualquer corpo de produzir trabalho, ação ou movimento.
Apesar de ser usada em vários contextos diferentes, o uso científico da palavra energia tem um significado bem definido e preciso: Potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Qualquer coisa que esteja trabalhando, movendo outro objeto ou aquecendo-o, por exemplo, está gastando (transferindo) energia.
Energia limpa é aquela que não libera na atmosfera gases poluentes causadores do efeito estufa, durante seu processo de produção e consumo.
Energia limpa é qualquer energia renovável, ou seja, aquela gerada sem a emissão de poluentes, com o mínimo de prejuízo à natureza, como a energia solar, energia eólica e hídrica, por exemplo. ... Esses contribuem para diversos malefícios como desmatamento, poluição e entre outros.
A transformação de energia que está ocorrendo é da energia potencial para a cinética.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia. Ela é obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.
Classificação dos tipos de biomassa utilizados como fonte energética
O etanol é o principal biocombustível do Brasil e dos Estados Unidos; enquanto que na União Europeia o biodiesel domina o mercado de biocombustíveis líquidos.
Responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país, a energia de biomassa é aquela obtida pela queima de materiais orgânicos. Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo.
Os dados consolidados da CCEE, em julho, apontam São Paulo com a maior capacidade instalada, somando 5.
Os diferentes tipos de biomassa
O conceito de biomassa compreende todas as matérias orgânicas utilizadas como fontes de energia. Os resíduos agrícolas, madeira e plantas - como a cana de açúcar, o eucalipto e a beterraba, colhidos com o objetivo de produzir energia - são os exemplos mais comuns da biomassa.
A biomassa começou a ser utilizada para geração de energia desde os primórdios da humanidade, através do uso da madeira para cocção, aquecimento e iluminação. Neste período e por muito tempo, a madeira foi a principal fonte energética utilizada pelo homem.
As térmicas são representadas em sua maioria pelas usinas a biomassa, que somam 286 empreendimentos. O Brasil conta também com 48 termelétricas a gás, 44 a óleo, dez movidas a carvão mineral, duas nucleares e outras 11 usinas, que podem ser bicombustíveis ou até mesmo reação exotérmica.
Em 2017, os maiores produtores de energia termelétrica no Brasil foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo. As usinas termelétricas foram responsáveis por 22% da energia elétrica gerada no ano de 2017 no Brasil.