As cidades e vilarejos vizinhos de Atibaia
Com 39 municípios, a Região Metropolitana Vale do Paraíba foi criada no dia 9 de janeiro de 2012 com o Projeto de Lei 66/2011 . O Vale do Paraíba e Litoral Norte corresponde a 6,52% da área do Estado de São Paulo, totalizando 16.
de Jacareí
Vale do Paraíba e região bragantina têm 2,98 milhões de habitantes; veja por cidade.
Entre as melhores cidades do Vale do Paraíba se destacam: São José dos Campos, Taubaté e Tremembé. Quando falamos em desenvolvimento, tecnologia e boas opções de trabalho, esses locais ganham evidência no Vale do Paraíba e em todo o Brasil. Essas cidades são também as mais habitadas da região.
O nome deve-se ao fato de que a região é parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, já que esse rio se estende por parte do São Paulo e ao longo de quase todo o comprimento do estado do Rio de Janeiro e parte do estado de Minas Gerais.
ASPECTOS ECONÔMICOS ATUAIS: A região ainda produz arroz, nas áreas alagadas do Paraíba do Sul, a pecuária ainda é muito forte na região, além de sediar um dos polos industriais mais fortes do Brasil: a indústria siderúrgica, da aeronáutica e automobilística, devido o potencial siderúrgico da região.
A história do Vale do Paraíba está intimamente ligada ao ciclo econômico do café, período de opulência que deu prestígio e poder político à região. A despeito da cidade de Lorena que começou seu desenvolvimento com o ciclo do ouro nos idos de 1700 devido à passagem pelo Rio Paraíba do Sul.
O Vale do Ribeira está localizado no sul do estado de São Paulo e norte do estado do Paraná, abrangendo a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá.
A cidade projeta-se como um polo industrial, pecuarista e rizicultor, além de ter significativa função cultural como Cidade Universitária do Vale do Paraíba, possuindo um dos melhores sistemas de educação da região.
O município tornou-se o primeiro núcleo de povoamento do Vale do Paraíba em 1640 pelas mãos de Jacques Félix, o fundador de Taubaté. ... Logo após a fundação, bandeirantes partiram de Taubaté para Minas Gerais em busca de ouro e fundaram cidades como Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes.
Jacques Felix conseguiu se impor aos grupos dos jeromini e dos puri, que ocupavam a região fundando um povoado, onde existia aldeia de índios guaianas.
A origem do nome Taubaté está ligada à denominação de uma tribo de índios guaianás que habitava uma região nas proximidades onde hoje é parcialmente as ruas Capitão Geraldo, Coronel João Afonso, travessa São José e Largo do Chafariz, por nome TABA-YBATÉ, que significa aldeia (taba) elevada (ybaté).
Taubaté comemora 375 anos neste sábado (5). Para celebrar a data, o G1 listou curiosidades em 10 questões para testar seus conhecimentos sobre a cidade.
Em meados do século XIX, Taubaté destacou-se como centro produtor de café, com 86 fazendas produtoras. ... Em 1900, Taubaté foi o município que mais produziu café no Vale do Paraíba, sediando a 26 de fevereiro de 1906, o Convênio de Taubaté, para tratar de interesses da produção e comércio daquele produto.
Lista dos 191 bairros, distritos e localidades no município de Taubaté (SP)
5 de dezembro
Feriados nacionais para o ano de 2021
dia 10 de julho