As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
Resposta. O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Caracteriza-se pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Euclides da Cunha apresenta características intituladas pré-modernistas, porque de fato ainda não havia iniciado a semana de arte moderna de 1922.
No pré modernismo os autores começam a focar mais no regionalismo brasileiro e a dar destaque à sociedade nordestina e seus desafios. A linguagem torna-se menos robusta e mais livre. Os principais autores dessa época foram Graça Aranha, Euclides da Cunha e Monteiro Lobato.
Resposta. O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Caracteriza-se pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Autores e Obras do Pré-Modernismo
Em termos literários, o Pré-Modernismo português (1910 – 1915) constituiu-se, essencialmente, de um grande movimento: a Renascença Portuguesa. O forte apelo nacionalista, principalmente relacionado à necessidade de reconstruir Portugal como a grande nação que fora no passado, era a vertente ideológica dos autores.
São características do Pré-Modernismo: a) Riqueza em detalhes e pelo exagero. ... No Pré-Modernismo, a linguagem utilizada é simples e coloquial, bem como os trabalhos literários caracterizam-se pela presença de personagens como sertanejos, caipiras e mulatos, entre outros.
Significado de Orfismo Tendência artística, representada principalmente por Robert Delaunay, em cujas pinturas, prenunciadoras da arte abstrata, há predomínio da cor, como meio de expressão, sobre todos os outros elementos tradicionais do quadro.
Imortalidade da alma: Diferente do que proclamava a religião pública, os órficos acreditavam na imortalidade da alma, isto é, após a putrefação biológica do corpo, a alma (independente da matéria) permaneceria viva e com a missão de expiar todas as culpas.
Significado de Órfico adjetivo Relativo a Orfeu. Diz-se dos dogmas, mistérios, princípios e poemas filosóficos atribuídos a Orfeu.
Os Titãs que assassinaram e alimentaram-se do filho de Zeus foram fulminados pelo supremo senhor do Olimpo. Das suas cinzas surgem os homens, marcados por um lado divino e espiritual ou dionisíaco; outro de origem titânica, material e corporal.
Orfismo, mais raramente orficismo, é o nome dado a um conjunto de crenças e práticas religiosas originárias do mundo grego helenista, bem como pelos trácios, associada com a literatura atribuída ao poeta mítico Orfeu, que desceu ao Hades (deus do mundo inferior e dos mortos) e voltou.
O DUALISMO DO SER ÓRFICO NA EPÍSTOLA DE PAULO AOS ROMANOS A problemática levantada neste trabalho se refere a como a representação da alma unida ao corpo, encontrada em escritos paulinistas, apresenta indícios de contatos com fundamentos órficos no berço do cristianismo.
Dualismo Psicofísico é a sincronia do corpo e da alma. O Dualismo Psicofísico, afirma que o corpo é mortal, imperfeito e impuro, e a alma é imortal, perfeita e pura.
Olá! O Dualismo Psicofísico é uma concepção de Platão, que afirma que todo homem possui um corpo e uma alma. ... Segundo Platão o ser humano possui o corpo, que é mortal (e foi criado pelos astros divinos para recebimento da "parte" imortal) e a alma imortal, que é imortal e foi criada por Demiurgo.
A ideia aparece na filosofia ocidental já nos escritos de Platão, baseados nos ensinamentos de Sócrates, e de Aristóteles, que afirmam, por diferentes razões, que a inteligência do Homem (uma faculdade do espírito ou da alma) não pode ser assimilada ao seu corpo, nem entendida como uma realidade física.
É assim que a alma é compreendida como princípio de movimento, gerando a vida, mas participando do que é divino. É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. ... É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.
Descartes demonstra a superioridade da alma em relação ao corpo, devido ao uso da razão, mas isto não significa que o corpo deva ser desprezado, pois, sem ele, a alma não teria motivo de existir, ela apenas tem sentido unida ao corpo.