Plantas, algas e algumas bactérias são exemplos de organismos que possuem a incrível capacidade de produzir substâncias orgânicas em seu próprio corpo, não precisando de ingeri-las. Seres vivos que apresentam essa capacidade são chamados de organismos autotróficos.
Os organismos heterotróficos, ou heterótrofos, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, dependendo do consumo de material orgânico previamente formado. Entre os exemplos de organismos heterotróficos, podemos citar os animais, fungos e algumas espécies de bactérias e protistas.
A fotossíntese é um processo em que a energia solar é capturada e utilizada na produção de moléculas orgânicas. A fotossíntese acontece nos cloroplastos. ... A fotossíntese garante que oxigênio seja disponibilizado para o meio ambiente. Os organismos fotossintetizantes são produtores na cadeia alimentar.
A fotossintese é a base da cadeia alimentar terrestre, e assim fornece energia para o restante do sistema. Resposta:A fotossintese é a base da cadeia alimentar terrestre, e assim fornece energia para o restante do sistema./span>
A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese. Assim sendo, ela é essencial para a manutenção do oxigênio disponível no planeta.
Na fotossíntese, os organismos produtores captam a energia luminosa através de moléculas denominadas cloroplastos. ... Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.
A fase luminosa ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP.
Fase clara ou fotoquímica: Quebra da água e liberação de oxigênio. ... Como resultado desta fase temos a produção de oxigênio, ATP (a partir de ADP + Pi) e também a formação de uma substância chamada NADPH2;. Tanto o ATP quanto o NADPH2; serão utilizadas na fase escura.
Fotofosforilação Acíclica: Esse modelo se difere da Ciclica pois acontece no momento em que os elétrons transcorrem da molécula para água em direção ao NADP+ dentro de um sistema acíclico, por isso tem essa denominação./span>
A diferença é que na fase clara, utiliza-se . a luz solar para síntese de ATP e formação do NADPH, na membrana do tilacoide. Já na fase escura, utiliza-se o NADPH e ATP, produzido na fase clara, para fixar o CO2 por meio do ciclo de Calvin. E sintetizar o produto final, a glicose./span>