Veja quais são alguns tipos de assédio
Quando a gente faz ou recebe um elogio não temos medo de ser perseguidos pelo autor ou destinatário — a intuição diz. Elogio vem com respeito e não diminui ninguém. A cantada de rua, veja bem, parece que elas não levantam a autoestima de mulher nenhuma, muito pelo contrário, nos fazem sentir um lixo.
Mulheres sofrem mais assédio moral e sexual no ambiente de trabalho do que os homens, de acordo com pesquisa do Instituto Patrícia Galvão obtida pelo G1: 40% delas dizem que já foram xingadas ou já ouviram gritos no trabalho, contra 13% dos homens que vivenciaram a mesma situação.
“A organização tem responsabilidade pelos atos de seus representantes e precisa adotar alguns meios para garantir a integridade física e mental do empregado e proporcionar um ambiente saudável”, diz Gisela Freire, advogada do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto. o combate ao assédio sexual no ambiente de ...
Normalmente, os agressores criam um perfil falso na internet com o objetivo de intimidar e ridicularizar sua vítima, através de montagens de fotos pornográficas com o rosto do agredido, por exemplo. A pessoa que comete o cyberbullying é chamado de “cyberbullie”.
As pessoas que geralmente são alvo do bullying, são crianças e jovens mais tímidas, pessoas com alguma doença, obesas, usuárias de óculos, aparelhos dentários ou alguma característica que possa aparentar “estranhamento” ao “buller”, que é aquele que comete o bullying contra a vítima.
Portanto, professores, alunos, a direção são componentes de uma comunidade escolar e podem ser protagonistas efetivos, diretos ou indiretos, das ações de Bullying (LOPES NETO, 2011).
Para o problema acima, discute-se a hipótese de que o assédio moral gera danos tanto ao trabalhador quanto ao trabalho. Para o trabalhador gera danos à saúde mental e à física. Ao ambiente do trabalho gera baixa produtividade, absenteísmo, alta rotatividade, baixa criatividade e aumento das demandas trabalhistas.
A empresa também pode ser prejudicada com casos de assédio moral, pode apresentar um aumento de erros, maior rotatividade de funcionários, menor produtividade e lucratividade, clima organizacional ruim, desmotivação, entre outros fatores críticos decorrentes do assedio moral nas organizações.