Quais são os sintomas da sinusite?
Tosse e febre também podem aparecer. Esse é o tipo de sinusite mais comum. Na sinusite bacteriana, pode haver mais secreção em uma narina do que na outra e ela tem aspecto purulento, ou seja, se parece com pus amarelado ou esverdeado.
Existem dois tipos de sinusite: uma sinusite aguda ou de curto prazo que pode ocorrer após um resfriado, um ataque de alergia, ou devido a poluentes no ambiente; e uma sinusite crônica ou de longo prazo, que dura mais de 12 semanas.
Como saber se é sinusite aguda ou crônica
Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.
Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais; Evite o ar condicionado.
Um excelente remédio caseiro para sinusite é fazer a limpeza do nariz e seios nasais com uma mistura de água morna e sal, pois ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas como dor e pressão no rosto.
Compressa quente sobre o rosto ajuda a dilatar as vias. Se apenas um lado do nariz estiver entupido, deite-se sobre o lado oposto do corpo para o muco descer. Se não funcionar, inale vapores ou engula líquidos quentes, como chá de camomila, que relaxa as cavidades nasais e facilita a descida da secreção pela garganta.
Se for secreção é possível que precise de medicações ou mesmo cirurgia e se for pela inflamação pode-se usar antiinflamatórios (como corticóides) e estimulantes dos nervos como o ácido alfa lipóico, porém não podemos garantir que o olfato irá retornar, pois depende de como seu organismo reage.
Se o problema ocorrer por um resfriado, gripe, alergia ou sinusite, ele normalmente se cura por conta própria em poucos dias....Tratamento de Anosmia
Em alguns casos de sinusite, há um bloqueio desses orifícios de drenagem com consequente baixa ventilação e acúmulo de secreção dentro dos seios da face. Nestes casos, poderemos ter dores faciais mais intensas, secreção nasal mais escura e forte, dificuldade de sentir cheiro ou sentir um cheiro muito ruim no nariz.
Dor no fundo dos olhos, inchaço, sensibilidade à luz, visão embaçada e lacrimejamento são alguns sintomas da doença, causados devido a inflamação dos seios nessa região da face e ao bloqueio da passagem das secreções.
O clínico geral Carlos Rodrigues da Silva Filho explica que tanto a otite quanto um tipo de sinusite, a de mastoide (osso localizado atrás da orelha), podem evoluir para casos graves de meningite, devido à proximidade do ouvido com o cérebro. “Toda infecção no crânio tem potencial de evoluir para dentro do cérebro.
Todos esses problemas podem ocorrer, pois a sinusite acontece quando há uma inflamação das cavidades da face que têm relação com a mucosa do nariz, os chamados seios paranasais. Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite. Quando vai parar nos ossos pode desencadear um quadro de osteomielite.
Se for sinusite, com secreção que desce dos seios da face pela retrofaringe, cai na glote e provoca tosse, o gelado piora o quadro.
Sinusites que levam à morte não são situações comuns, mas podem ocorrer no caso de infecções por bactérias que não recebem o tratamento adequado ou quando há outras doenças ao mesmo tempo. As sinusites podem ser do tipo viral, que é a mais comum (80% dos casos), ou bacteriana (20%).
Dor ou pressão na face, rinorréia (drenagem de secreção pelas narinas) amarela ou esverdeada, halitose (cheiro forte pelas narinas).
Na rinossinusite, os seios da face apresentam a mucosa com inflamação bem como a mucosa nasal. Os seios da face, também chamados de seios paranasais, são espaços cheios de ar que se comunicam com a nossa cavidade nasal. Eles são revestidos por uma membrana mucosa que, quando sofre inflamação, causa a sinusite.
Descongestionantes O Tylenol sinus e o Sinutab são exemplos de medicamentos que têm um descongestionante nasal na sua composição, associado a um analgésico, sendo também eficaz para aliviar a dor.