EQST

Quais Msculos Se Inserem No Epicndilo Lateral Do Mero?

Quais músculos se inserem no Epicôndilo lateral do úmero?

O epicôndilo lateral do úmero é uma proeminência situada na extremidade distal do úmero. Dá inserção ao ligamento colateral radial e aos músculos extensores superficiais do antebraço, que são o extensor radial curto do carpo, extensor dos dedos, extensor do dedo mínimo, extensor ulnar do carpo, e para o supinador.

O que é o Epicôndilo lateral do úmero?

As saliências ósseas encontradas na parte inferior do úmero são chamadas de epicôndilos. A borda do lado de fora do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral e a interna de epicôndilo medial. Os músculos do antebraço que se estendem do punho estão ligados a estas protuberâncias ósseas pelos seus tendões.

Onde fica o Condilo do úmero?

O epicôndilo medial do úmero é uma eminência localizada na extremidade distal do úmero, próximo à articulação desse osso com a ulna. É maior e mais proeminente do que o epicôndilo lateral.

Qual músculo está relacionado a epicondilite lateral?

A epicondilite lateral ocorre inicialmente por microlesões na origem da musculatura extensora do antebraço, sendo mais frequente o acometimento do tendão extensor radial curto do carpo (ERCC), que se localiza abaixo do extensor radial longo do carpo (ERLC) (Figura 1).

Tem como fixação proximal o epicôndilo lateral do úmero?

“E você se lembra onde essa loja extensora se origina, qual o local de fixação proximal?” No epicôndilo lateral. Ou seja, os músculos extensores superficiais são os mais utilizados no movimento que os tenistas fazem durante o jogo. Esses músculos possuem fixação proximal no epicôndilo lateral.

Quais músculos se fixam próximo ao epicôndilo lateral?

Os tendões que estendem o punho são fixados no epicôndilo lateral. Eles são o extensor radial curto do carpo, o extensor dos dedos, o extensor do dedo mínimo e o extensor ulnar do carpo.

Como palpar o epicôndilo lateral?

Palpação. Com o cotovelo fletido, palpar o epicôndilo lateral, origem do extensor radial curto do carpo. O paciente apresenta dor à palpação na origem dos extensores, muitas vezes podendo determinar com precisão o ponto máximo de dor na parte anterior e distal ao epicôndilo.

Quais são as estruturas que formam o côndilo do úmero?

Epicôndilo Medial – Localiza-se medialmente à tróclea. Epicôndilo Lateral – Pequena eminência tuberculada. Localizado lateralmente ao capítulo. Fossa Coronoide – Pequena depressão que recebe processo coronoide da ulna na flexão do antebraço.

O que forma o côndilo do úmero?

O úmero é um osso longo e corresponde ao osso do braço. Articula superiormente, como já mencionado, com a cavidade glenoide da escápula e inferiormente com os ossos do antebraço, rádio e ulna. ... Entre os epicôndilos medial e lateral existe um acidente anatômico em relevo, de superfícies articulares, o côndilo do úmero.

Quais as causas da epicondilite lateral?

A epicondilite lateral é uma patologia dolorosa, bastante frequente no cotovelo quando existe um uso excessivo. Não surpreendentemente, jogar ténis ou outros desportos com raquete é uma das causas frequentes para o surgimento da epicondilite lateral, por isso é frequentemente chamada de cotovelo do tenista.

Qual a ação do Braquiorradial?

O braquiorradial é um músculo do antebraço que age na flexão dele no cotovelo. Também é capaz de promover a pronação e supinação, dependendo da posição do antebraço.

Quais músculos Originam-se no epicôndilo lateral e podem estar inflamados?

As origens do músculo extensor radial curto do carpo e da parte superficial do supinador são únicas, localizadas no epicôndilo lateral, na cápsula articular do cúbito e no ligamento anular. A contração desses músculos exerce tração sobre essas estruturas.

Como palpar o Coracobraquial?

A inserção do músculo se dá na superfície medial do eixo umeral (entre o músculo braquial e a cabeça medial do tricípite). Tanto o coracobraquial como o úmero formam a borda lateral da axila, onde é também mais fácil de palpar o músculo.

Como palpar a cabeça do rádio?

A cabeça do rádio é palpável na porção lateral do cotovelo como uma estrutura que se rotaciona durante pronação e supinação e que se articula com o epicôndilo lateral.

O que é côndilo do úmero?

Côndilo: porção articular elipsóide, porém geralmente ocorre em pares (ex.: côndilos do fêmur); Crista: crista do osso (ex.: crista gali do etmóide e crista ilíaca); Epicôndilo: região onde há uma eminência que se localiza superiormente a um côndilo (ex.: epicôndilo medial do úmero);

O que é fossa Coronoide?

Fossa Coronoide: estrutura que articula a porção anterior do úmero com a ulna; Capítulo: acidente responsável por uma correta relação do úmero com o rádio, o outro osso do antebraço; e.

Quais são os ossos que se articulam com o úmero?

É o maior osso de todo o membro superior e se relaciona com a clavícula, escápula, rádio e ulna.

Quais os ossos que se articulam com o úmero?

O úmero é um osso longo e o maior do membro superior que se localiza no braço articulando com a escápula, o rádio e com a ulna através das articulações do ombro e do cotovelo, apresentando em sua anatomia duas epífises proximal e distal e uma diáfise constituídas por dezesseis acidentes anatômico.