Podem ser de origem vegetal (soja, mamona, canola, palma, girassol, amendoim etc.) ou animal (sebo bovino, suíno e de aves). Entre as alternativas de matérias-primas estão também os óleos utilizados em fritura (cocção).
Segundo a definição do Programa Brasileiro de Biocombustíveis, o biodiesel é o combustível formado pela mistura, em diferentes proporções, de éster (nome técnico para um tipo de gordura) de óleos vegetais com o óleo diesel convencional derivado de petróleo.
As vantagens dos biocombustíveis são várias: menor índice de poluição com a sua queima e processamento; podem ser cultivados e, portanto, são renováveis; geram empregos em sua cadeia produtiva; diminuem a dependência em relação aos combustíveis fósseis; além de aumentarem os índices de exportações do país, favorecendo ...
O que são biocombustíveis? São combustíveis produzidos a partir da biomassa (matéria orgânica), isto é, de fontes renováveis – produtos vegetais ou compostos de origem animal. As fontes mais conhecidas no mundo são cana-de-açúcar, milho, soja, semente de girassol, madeira e celulose.
A sua fabricação ocorre a partir da transformação de óleos vegetais e gorduras, sendo considerado, assim, uma fonte de energia renovável e com baixos índices de poluição. Assim como o etanol visa à substituição da gasolina, o biodiesel é utilizado para substituir o diesel comum que é produzido a partir do petróleo.
Resposta: o óleo etanol entre outros combustíveis , pois pois são fontes de energia importantes , e não causam danos ao meio ambiente .
Biocombustível (Álcool) - É uma energia alternativa às principais matrizes energéticas, por ser pouco poluente. Desse modo, ela reduz, principalmente, a dependência do petróleo. ... biocombustível tem como principal matéria-prima a cana de açúcar (muito utilizada no Brasil) e. o milho (utilizada nos EUA).