Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza. Para ser chamado ao trabalho, o carcereiro viu em José sua falta de culpa, sua honestidade, uma confiança fora dos padrões normais.
Era uma vestimenta especial. Esse presente dado a José correspondia ao afeto que Jacó tinha por ele, pois era o filho de sua velhice. O texto diz: “E fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas” (Gn 37:3). ... “Nos tempos antigos, as cores e o comprimento de uma roupa tinham um significado político bem mais acentuado.
Significado de Túnica substantivo feminino Veste simples, comprida e mais ou menos ajustada ao corpo, usada pelos antigos. Veste de comprimento vário, em geral vistosamente bordada, que os jovens usam muito.
Em João 19:23 e 24, os soldados romanos, por ocasião da crucificação, tomam as vestes de Jesus, e a dividem em quatro partes, porém a túnica, de comum acordo, é sorteada entre os quatro soldados. Isso porque a túnica era de fino acabamento e não possuía nenhuma costura, sendo toda tecida de alto a baixo.
PRIMEIRA TÚNICA DE JOSÉ Era um túnica muito linda de várias cores; porém não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23). Aquela primeira túnica simbolizava o amor do pai Jacó por José.
A túnica bordada (ketonet) era a túnica usada pelo Sumo Sacerdote de Israel e pelos sacerdotes, quando serviam no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém.
José sofreu muitas provações, mas devido a sua obediência e fidelidade a Deus ele conseguiu superar e vencer. A TÚNICA DO AMOR. Israel demonstrou seu amor por José dando-lhe uma túnica colorida de mangas cumpridas. A parti de então, as coisas começaram a desandar para José.
Conforme analisa o bispo Renato, para Jacó “o altar não era uma opção. Ele não confiava em Deus 100%, ele não colocava a vida dele na dependência de Deus. Para ele, para as coisas acontecerem, ele tinha que dar um jeito”. E é por isso que até os 60 anos de idade Jacó não foi capaz de superar seus obstáculos.
Na Bíblia, José, filho de Jacó, é um excelente exemplo disso. Desprezado por seus próprios irmãos, vendido por eles como escravo e depois injustamente lançado na prisão por alguém que originalmente confiava nele explicitamente, José poderia ter ficado com muita raiva, ressentido e buscado vingança.
Os irmãos de José, fugindo da seca, foram ao Egito para aquisição de trigo, curvaram-se em reverência a ele, foram reconhecidos, mas José agiu como se não os conhecessem. – De onde vocês vêm? – Da terra de Canaã para comprar comida.
Sofreu assédio da mulher do seu senhor; sem culpa, foi lançado na prisão. Lá, Deus fez dele uma espécie de administrador do cárcere, de onde foi elevado da posição de escravo e prisioneiro a governador do Egito ao interpretar dois sonhos de faraó sobre sete anos de fartura seguidos de outros sete de fome.
O faraó contou seu sonho: Sonhei que estava em pé, à beira do Nilo, quando saíram do rio sete vacas, belas e gordas, que começaram a pastar entre os juncos.
A sete vacas magras e as sete espigas áridas que devoram as vacas bem nutridas e as espigas gordas representam a esterilidade e a carestia que assolarão o Egito durante sete anos e que consumirão toda a fertilidade e a abundância dos sete anos precedentes” (História dos Hebreus de Flávio Josefo).
José foi rigoroso em armazenar os alimentos, guardando para os tempos difíceis, após obter as informações estratégicas, fazer um bom planejamento, ter paciência para executar o seu plano e ainda teve enorme experiência para aguardar os resultados, finalmente, soube organizar espaços suficientes e bem preparados para ...
Os egípcios conservavam o mel em jarros lacrados com rolha e cera, juntando as ervas e plantas aromáticas eram utilizados também na medicina, dentre estas ervas estavam o anis e o funcho. A contribuição dos egípcios para a medicina até hoje é divulgada em medicamentos e técnicas modernas.
Agora abra em Mateus 4:4, veja o que Jesus disse: Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Isso mesmo, a Palavra de Deus também é um alimento. ... A Palavra de Deus é um alimento que pode nos dar vida eterna, basta crer. Vou dar umas dicas de como estocar essa comida.
sete anos
A tradição judaica também aponta que o patriarca teria vivido entre 1812 a.C e 1637 a.C (175 anos).
Os filhos de Israel chegaram com outros que também vinham comprar cereais, pois havia fome em Canaã (Gn 42,1-5; ver também Gn 43,1). O contexto da fome é apresentado, nas antigas memórias bíblicas, como a causa do surgimento do estado opressor.
Pitom é uma das cidades que, de acordo com Êxodo 1:11, foi construído para o faraó devido a opressão pelo trabalho forçado dos israelitas. A outra cidade foi Pi-Ramessés e a Septuaginta acrescenta um terceiro, "Om, que é Heliópolis". ... O mesmo termo é usado para certas cidades do rei Salomão em I Reis 9:19 (comp.
Ramsés é um nome que se originou a partir do antigo egípcio Rmssu, R'mssw ou Ramssw que é composto pelo nome do supremo deus egípcio Rá (deus sol), com a raiz mes ou mesu, que quer dizer “nascer” ou “filho”. Assim, o significado deste nome seria: “filho de Rá”.
Significado de Celeiro Território em que há grande produção de cereais; país, região fértil: Minas é o celeiro do Brasil. ... Etimologia (origem da palavra celeiro).
Celeiro é uma grande construção na área rural onde comumente os agricultores armazenam grãos, o produto da colheita (veja cereal). Este termo é também usado como adjetivo das cidades, regiões, Estados ou países que tem alta produtividade de grãos.