A relação entre ética e moral se dá como uma ideia de complemento, sendo que ambas são distintas. Na ética tem-se a reflexão dos princípios morais, enquanto na moral tem-se a aplicação de regras de conduta que são aplicados à determinado grupo.
Desse modo, a Moral é formada por valores (certo e errado, bom e ruim, dentre outros) que guiam as ações e decisões ao longo do dia. Por outro lado, a Ética representa um conjunto de normas que são aplicadas com o objetivo de orientar o comportamento do indivíduo dentro da sociedade.
Verificado por especialistas. A resposta é apenas a B está Correta. Ética é um apanhado de conhecimentos sociais e comportamentais humanos que buscam tentar explicar científica e racionalmente regras morais. Moral é um apanhado de regras que são aplicadas no cotidiano (ou deveriam ser) por cada ser humano.
A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores ...
Os critérios da Ética são usados para auxiliar o indivíduo na escolha daquilo que é considerado aceito por toda a coletividade. ... Direitos - tais critérios não devem suprimir os direitos dos indivíduos. Justiça - as regras (totalmente imparciais) devem contribuir para a formação de um ambiente justo e participativo.
SINAI, conforme CHAVES4, considera que um problema de saúde é um problema de saúde pública quando: a) constitui causa comum de morbidade ou mortalidade; b) existem métodos eficazes de prevenção e controle; c) os métodos não estão sendo adequadamente utilizados.
Aristóteles concebe as virtudes éticas como mediania (meio-justo), cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e responsabilidade. Para este filósofo, a justiça é a principal virtude ética. Já as virtudes dianoéticas são a filosofia, as artes e a sabedoria prática.
Resposta. Para Sócrates, a ética se conduz através da emissão do bem por meio da maieutica( parto das ideias), onde a real essencia e conceito das coisas é buscada e transmitida para todos. Para Aristóteles, a ética se dá através da virtude.
Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".
O que se considera como sendo uma possível concepção socrática (mas isso é muito discutível nos diálogos de Platão) é a de que, para Sócrates, a virtude é um saber teórico, um conhecimento que se adquire. E, uma vez adquirido, o agente que possui esse conhecimento agirá de modo virtuoso.
A Sabedoria Humana é o quanto o homem pode saber sobre o próprio homem. Sócrates busca responder a questão de qual é o ser, a natureza última, a essência do homem. A essa pergunta Sócrates responde que o homem é a sua alma, e a alma do homem é a sua razão. ... Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma.