Pois saiba, que os aspargos frescos são uma boa opção para cozinhar. Seu preço um pouco mais caro é explicado pela dificuldade em cultivar o vegetal, já que os caules crescem em ritmos diferentes e são, normalmente, colhidos manualmente. ... Veja duas receitas que compravam o sabor do aspargo fresco.
Podem ser cozidos em água, no vapor ou grelhados. Se quiser potencializar seus efeitos, coma-os durante 3 dias seguidos. Leve em conta que os aspargos finos cozinham rapidamente, são crocantes por fora e macios por dentro. Enquanto isso, os aspargos grossos demoram mais e sua textura é um pouco áspera.
A parte superior pode ser cozida (cuidado com o tempo), refogada ou levada ao forno. Já a parte de baixo, perto do caule, por ser mas rígido é indicado que seja cortada em pequenos pedaços e usada em sopas, caldos ou batido de alguma maneira.
Os talos que você corta dos aspargos podem ser aproveitados em sopas. Se estiverem muito duros depois de cozidos, retire-os da sopa e despreze-os porque eles já terão deixado suas vitaminas na água.
Branqueando, cozinhando a vapor ou fervendo. Branqueie o aspargo. Esta é uma maneira rápida e comum de se preparar um aspargo perfeito e servi-lo frio em saladas ou como um prato a parte.
Use um descascador de vegetais para raspar o aspargo e remover a casca. Leve o vegetal para uma mesa e raspe cada talo com o descascador, desde a base da ponta mole até a dura. Evite descascar a ponta mole que você já lavou. Repita com todos os talos.
Aspargos com boa qualidade possuem pontas fechadas, com coloração um pouco arroxeada ou verde escura, e nunca secas, fibrosas ou abertas. Claro que, se os aspargos tiverem “passado” só um pouco, não devem ser totalmente desprezados.
Aspargos verdes La Vie Gourmet Embalagem de 1kg
Historia do Aspargo. Os aspargos têm sido cultivados por mais de 2000 anos! O nome Aspargo, vem do idioma Grego significando broto e é um membro da família dos Lírios. Amplamente cultivado por ter brotos tenros e comestíveis, o aspargo começou a ser cultivado a 2000 anos atrás, nas regiões oeste do Mediterrâneo.
3. Cultivar os aspargos: O aspargo deve ser cultivado em solos profundos, bem drenados e com uma boa percentagem de areia. O pH do solo deve situar-se entre os 6,2 e os 6,7 e o fósforo e o potássio têm de ser introduzidos no solo antes da plantação dos aspargos.
São cultivados cerca de 800 hectares de aspargo no Brasil. Na região semiárida do Nordeste, que é a principal produtora, encontram-se 450 ha, e no Estado do Rio Grande do Sul, cerca de 250 ha. São Paulo possui área de produção de aproximadamente 12 ha e o Paraná 8,0 ha.
A plantação é feita por meio de mudas plantadas em um espaçamento de 20 centímetros. Elas levam 15 meses até passarem pela primeira colheita. Para colher os aspargos, cerca de 30 dias antes da colheita é preciso dar um choque na planta. Cortam-se os suprimentos e a parte de cima da planta murcha.
Para plantar os espargos, deve abrir um buraco com cerca de 20 centímetros de profundidade e fazer um camalhão abaixo do nível do solo. Posteriormente, deve colocar as coroas espaçadas entre si com uma distância entre 20 a 30 centímetros e cerca de 1,5m entre valas.
Se quiser tirar mudas, retire um pedacinho que tenha folhas e algumas batatinhas junto, elas enraízam facilmente. Um alerta pra quem tem crianças em casa: os frutos parecem balinhas vermelhas e surgem nos meses mais quentes, mas não podem virar lanchinho de seres humanos, já que são tóxicos se ingeridos.
O passo-a-passo para fazer mudas da Aspargo-Alfinete é:
A melhor forma de se fazer mudas é através da divisão de touceiras, de um único vaso é possível retirar várias mudas, uma outra maneira, é plantar as sementes dos frutinhos vermelhos, lembrando que esses frutos não são comestíveis.
A muda pode ser obtida tanto através de divisão de uma planta adulta quanto através do semeamento no solo, caso não seja o caso da utilização de semente, após a preparação da muda, basta movê-la para uma cova pouco maior que seu torrão e completar com o solo preparado.
Propagação: A melhor forma de propagar o aspargo-samambaia é por sementes e por divisão de touceiras, Mudas novas costumam aparecer nas proximidades da planta mãe. Sua raiz cresce muito e se plantada em vaso, depois de algum tempo precisa ser transplantado para um vaso maior.
Poda: Pode-se fazer um desbaste a fim de conter seu crescimento. Retire sempre as hastes velhas e amareladas, isso ajuda a manter a planta limpa e saudável. Método de Propagação ou Replante: Multiplica-se facilmente por meio de semeadura e por divisão de touceiras.
O termo "sol pleno" quer dizer que a planta precisa de no mínimo 7 horas de sol por dia; O termo "meia-sombra" quer dizer ela precisa de pelo menos 3 horas de sol; O termo "plantas de sombra" quer dizer que elas só precisam de luz indireta (difusa) no ambiente.
12 plantas para jardins ou ambientes internos com meia-sombra
Sol parcial: De 4 a 6 horas de sol direto por dia. Meia sombra: 2 a 4 horas de sol direto por dia. Sombra: Isso não quer dizer escuridão! Para a jardinagem quer dizer menos de 2 horas de sol direto.
Plantas de sol pleno são aquelas que resistem a mais de seis horas diárias de raios solares diretos e ainda assim não têm seu desenvolvimento prejudicado. Confira 13 espécies de plantas resistentes ao sol!
Conheça 20 espécies de flores que gostam de sol
Plantas pendentes que amam sol: 6 espécies para cultivar em casa