Luteranismo teve êxito porque a nobreza apoiou essa nova religião. A nobreza apoiou Lutero porque se a Igreja Católica perdesse o poder e fosse expulsa, muitas terras na alemanha ficariam livres, e a nobreza tomaria a posse dessas terras. Calvinismo: João Calvino viu a ascensão burguesa.
Um dos principais ramos do cristianismo ocidental baseado na teoria do padre e professor Martinho Lutero. Defendia a salvação pela fé, a livre interpretação do texto bíblico, negação do celibato e adoração de imagens, realização de cultos em língua nacional e a subordinação da Igreja ao Estado.
As tres principais doutrinas de Lutero eram a justificação ou salvação pela fé o sacerdócio unioversal e a infalibilidade da Biblia.
As doutrinas luteranas eram humanistas, pois colocavam o ser humano como único responsável pela própria salvação. Para Lutero, não havia mais intermediários entre os homens e Deus. Era o relacionamento pessoal com a divindade que garantia a vida eterna aos seres humanos.
Calvino foi um teólogo protestante suíço que criou a doutrina da predestinação. Segundo ela, Deus criou uma parte da humanidade para ser salva e outra para ser condenada. ... Já as igrejas protestantes adotaram mais a tese da salvação de graça agostiniana e da predestinação.
32. Serão condenados em eternidade, juntamente com seus mestres, aqueles que se julgam seguros de sua salvação através de carta de indulgência. ... Lutero criticava aquilo que ele encarava como uma espécie de “negociação da salvação” por meio das indulgências.
Resposta: Lutero criticou o papado e o celibato da igreja católica. A principal crítica foi a substituição do que está na bíblia em detrimento de costumes já impostos, também a venda de indulgências e a imposição da igreja sob os estados.
Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg.
A Reforma Luterana surgiu na Alemanha na segunda década do século XVI feito por Martinho Lutero. Esta reforma criticava várias ações da Igreja Católica e resultou na criação da Igreja Luterana. Este movimento teve forte apoio da nobreza da Alemanha, desaprovou o capitalismo e a utilização do dinheiro.
Reforma Protestante é o nome dado ao período histórico quando surgiram, a partir do rompimento com a Igreja Católica, várias igrejas cristãs como a luterana, anglicana, calvinista, entre outras. Por sua parte, a Contrarreforma é o conjunto de medidas que a Igreja Católica tomou para conter o avanço do protestantismo.
A reforma protestante teve início com Martinho Lutero que protestou contra a venda de indulgências da igreja e rejeitou a maioria dos sacramentos. Ele queria uma reforma na igreja e não uma nova religião.