Riscos da Radiologia Tanto o técnico em Radiologia quanto o tecnólogo formado na área atuam boa parte do tempo recebendo radiação ionizante presente no “Raio X”. Essa radiação em níveis elevados pode prejudicar o organismo humano através de danos físicos, químicos e biológicos que podem atingir tecidos e órgãos.
Segurança do trabalhador O uso correto de dos equipamentos de proteção é fundamental para a saúde dos radiologistas. De acordo com Fabiana, essa é uma cuidado adotado pelos profissionais. “Procuramos nos proteger com os aventais de chumbo, com paredes que têm esse produto também ou vidro.
Entre as preocupações que devem ser respeitadas para garantir a segurança da atividade radiológica estão minimizar o tempo de exposição e assegurar que a distância e a blindagem entre o material radioativo e a pessoa estão corretas. ...
Os procedimentos de proteção radiológica e o uso dos EPIs, como vimos, têm o objetivo de proteger os seres humanos contra os efeitos nocivos da radiação ionizante, de forma que o paciente possa usufruir dos benefícios da radiologia com segurança e que os profissionais possam atuar na área sem prejudicar seu organismo.