Para que serve o exame HCM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) é um dos parâmetros do exame de sangue que mede tamanho e a coloração da hemoglobina dentro da célula sanguínea, que também pode ser chamada de hemoglobina globular média (HGM).
O que é HCM e VCM?
No hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.
O que significa no exame de sangue VCM?
O VCM, que significa Volume Corpuscular Médio, é um índice presente no hemograma que indica a média do tamanho das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. O valor normal do VCM é entre 80 e 100 fl, podendo variar de acordo com o laboratório.
Quando o VCM está alto?
O VCM alto indica que as hemácias são grandes, sendo normalmente verificado um valor aumentado de RDW, situação conhecida como anisocitose. Saiba o que significa o RDW no exame de sangue. O valor aumentado pode ser indicativo de anemia megaloblástica e anemia perniciosa, por exemplo.
O que quer dizer VCM no exame de sangue?
Volume Corpuscular Médio (VCM): o que é e porque está alto ou baixo. O VCM, que significa Volume Corpuscular Médio, é um índice presente no hemograma que indica a média do tamanho das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. O valor normal do VCM é entre 80 e 100 fl, podendo variar de acordo com o laboratório.
Como calcular o HCM?
O HCM significa a quantidade média de hemoglobina por eritrócito, atualmente calculado pelo equipamento eletrônico. É obtido pela seguinte fórmula: HCM = Hemoglobina ÷ Eritrócitos.