Melhora a digestão: Ambas as ervas possuem propriedades digestivas que ajudam a aliviar problemas como indigestão, gases e cólicas. Além disso, a salvia estimula a produção de bile, facilitando a digestão de gorduras.
O chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão, diminuir a retenção de líquidos e melhorar a circulação de sangue, além de combater o cansaço mental.
Antes confinadas à crença popular, as propriedades do chá de alecrim vêm sendo testadas pela ciência, e os resultados são capazes de chamar a atenção de muitas pessoas.
Essa planta aromática também possui efeitos hepatoprotetores e diuréticos, estimulando as enzimas do fígado responsáveis pela desintoxicação do organismo a eliminarem as substâncias tóxicas através da urina. Além disso, o alecrim é capaz de proteger o fígado contra infecções e inflamações, como a hepatite, por exemplo.
Além disso, os antioxidantes presentes no alecrim também evitam a formação de radicais livres que causam danos às células saudáveis, tendo um grande efeito antitumoral, uma vez que previne alterações nas células.
Por exemplo, um estudo publicado no Journal of Neurochemistry revelou que o alecrim contém ácido carnósico, uma substância que dificulta a ação dos compostos oxidantes nas células cerebrais.
Para preparar o chá de alecrim, aqueça o equivalente a duas xícaras de água e desligue o fogo assim que iniciar a fervura. Acrescente duas colheres de folhas de alecrim e deixe em infusão (abafado) por 10 minutos. Coe e tome sem açúcar.
De acordo com alguns estudos, o óleo de alecrim, que também está presente no chá, pode estimular o desenvolvimento de crises em pessoas com epilepsia e, por isso, deve ser usado com precaução e sob orientação de um médico ou fitoterapeuta.
Sálvia: Com efeito semelhante ao da menta, a sálvia, irá ajudar a parar a produção de leite materno. Recomenda-se o chá 2 a 3 vezes ao dia, ou uma ingestão direta da erva desidratada misturada às refeições e até mesmo o óleo essencial durante o período do processo para secar o leite materno.
Colocar todos os ingredientes num frasco de vidro. Tampar bem e deixar em um local escuro e seco entre 8 a 15 dias, mexendo diariamente o frasco. Após desse tempo, misturar bem e diluir 1 colher de chá dessa tintura em 1 copo de água, tomando até 3 vezes ao dia.
Sálvia é uma planta medicinal da espécie Salvia officinalis, indicada para auxiliar no tratamento de azia, úlceras, reumatismo ou diabetes, pois é rica em substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hipoglicemiante.
Como preparar o chá de ervas
A sálvia é considerada segura quando utilizada na culinária, ou na forma de chá. No entanto, quando consumida em quantidades maiores do que as recomendadas pode causar sensação de enjoo, calor, aumento dos batimentos cardíacos e espasmos epiléticos.
Dica de uso: faça uma infusão de com 30 gramas de folhas de alecrim desidratadas e um litro de água. Deixe a mistura descansar de um dia para o outro e, então, utilize-a para enxaguar os cabelos após o uso do shampoo.
Apenas pessoas acima de 12 anos de idade podem ingerir o chá de alecrim. Além disso, o uso é contraindicado para indivíduos com hipersensibilidade ao alimento, com doenças hepáticas, gestantes e lactantes. O uso excessivo pode levar a problemas renais.
Esse efeitos do alecrim na saúde acontecem porque essa planta possui propriedades tônicas, antioxidantes, estimulantes, antissépticas, diuréticas, cicatrizantes e antimicrobianas.
No caso de pessoas com pressão alta e que tomam medicamentos, o chá de alecrim poderia causar hipotensão, enquanto que no caso das pessoas que tomam diuréticos, pode haver desequilíbrio nos eletrólitos.
Outros estudos liderados pela mesma equipe de pesquisa encontraram evidências de que o consumo de alecrim reduz a incidência dos cânceres de mama e de pulmão em animais. Segundo o Dr. Chi-Tang Ho, principal autor dos estudos, o alecrim inibe o desenvolvimento e também o crescimento dos tumores cancerígenos.
O alecrim pode ser usado no preparo de chás, banhos de assento ou tintura, além de também poder ser utilizado para temperar alimentos. O nome científico do alecrim é Rosmarinus officinalis e pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.
O alecrim possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, além de melhorar a circulação sanguínea de forma geral, podendo ser usada para complementar o tratamento de varizes, dor de cabeça, enxaqueca, artrite e gota.
Em um panela, ou chaleira, ferver a água e apagar o fogo. Adicionar as folhas de alecrim na água, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e transferir essa infusão para uma bacia. Após a higiene íntima, fazer o banho de assento por 15 a 20 minutos, até 2 vezes ao dia.