Onde Posso Divulgar Meu Artigo De Psicologia?

Onde posso divulgar meu artigo de psicologia

Para ser incluída no PePSIC a revista deve passar por processo de avaliação da Coordenação Técnico-Científica, que poderá recorrer a um parecerista externo, caso julgue necessário. As revistas candidatas à publicação devem atender ao menos 70\% dos critérios adotados pelo Latindex.

Para maiores informações sobre a obtenção de título de especialista, acesse o Tópico do Guia de Orientação  – Título de Especialista.

Antes de submeter o seu artigo…

Se não houver uma Pessoa Jurídica devidamente constituída, a divulgação profissional deverá se dar apenas em nome da(o/e)  psicóloga(o/e) enquanto Pessoa Física. Do contrário, clientes estariam sendo levadas(os/es) ao erro, justamente por acreditarem que se trata de uma empresa.

Entende-se que não é possível a divulgação conjunta e/ou o uso do mesmo espaço para a atuação de ambas as atividades, a fim de prestar o serviço de acordo com a natureza do trabalho, bem como evitar duplicidade de vínculo. Conforme Código de Ética Profissional do Psicólogo:

Social

Social

Artigos científicos podem ser publicados, preferencialmente, em revistas especializadas de cada área, e que sejam certificadas por instituições de ensino e agências de fomento à pesquisa. Para conhecer as revistas especializadas da sua área, o melhor caminho é… ler artigos científicos da sua área! Parece simples demais, mas é a verdade. Cada área de conhecimento tem seus periódicos “queridinhos”, aqueles em que todo pesquisador quer publicar… E também aquela revista que todo mundo sabe que tem má reputação, ou que não tem um método de avaliação honesto, por exemplo. Por isso, estar a par do que acontece no meio científico da sua área de pesquisa é fundamental para começar a sua jornada de publicação de artigos científicos. Mas, caso você ainda precise de uma ajudinha para encontrar o periódico ideal, siga as dicas abaixo!

Todas as divulgações profissionais deverão ter sua fundamentação técnica e ética garantidas, bem como sua vinculação somente com métodos e técnicas reconhecidos pela profissão, respeitando as normativas profissionais, promovendo a disseminação de informações e o conhecimento da ciência psicológica. Conforme Código de Ética do Psicólogo:

O que é o PePSIC?

Você pode disponibilizar seus artigos sem precisar passar por esse processo se quiser, caso esteja interessado apenas em divulgar suas ideias. Para isso, artigos científicos podem ser disponibilizados diretamente em sites como Academia.edu. Lá você pode ver quantos acessos seu artigo teve e de onde eram as pessoas que procuraram seu nome e seus artigos científicos.

Além de artigos acadêmicos, publica também resenhas e documentos, quando isso for interessante à área de atuação. Os artigos são submetidos a pareceres de membros da Comissão Editorial ou de pareceristas ad hoc. Publicar artigos que contenham resultados de pesquisa original em qualquer ramo das ciências biológicas. JCR (2018) 0,983

Baixe nosso app

Baixe nosso app

Por fim, é importante lembrar que bons periódicos não mandam e-mails pedindo artigos científicos para publicar e tampouco cobram para ter sua produção acadêmica publicada. Portanto, tenha cuidado com publicações predatórias ou “caça-níqueis”!

Os aceites de artigos normalmente levam meses, então pode ser “perda de tempo” – tanto seu tempo quanto tempo dos revisores – submeter para avaliação um artigo científico que não cabe no escopo da publicação. Pense: às vezes, você pode passar seis meses esperando seu aceite, só para descobrir que seu artigo não era adequado àquela revista, e que você poderia ter enviado seu trabalho para outra publicação nesse meio tempo. Bons periódicos tem seu escopo de publicação de forma clara e acessível em seu site, pois é também de interesse deles que os pesquisadores só enviem trabalhos que caibam nessa rede de assuntos. Se o escopo não está claro no site da revista, é bom tomar cuidado: não delimitar a abrangência é uma estratégia das tais publicações “caça-níqueis”, pois elas cobram para publicação e, por isso, aceitam qualquer artigo científico enviado.

A Comissão editorial poderá solicitar documentos relacionados às resoluções vigentes (Resolução CONEP nº466/2012 e/ou Resolução CONEP nº 510/2016).

Como divulgar meu trabalho na internet?

Os autores e ou as autoras serão comunicados automaticamente sobre o recebimento do texto e poderão acompanhar o processo de editoração eletrônica, utilizando seu nome de usuário e senha. Os textos somente iniciarão o processo editorial com o registro de todas as autoras e ou todos os autores na página da Revista e de seus respectivos e-mails.

Para maiores informações sobre Duplicidade de Vínculo acesse o Guia de Orientação, no Tópico Vínculo Pessoal e Profissional com a(o/e) usuária(o/e).

Deixe seu Comentário

A(O/E) psicóloga(o/e) deve vincular seus serviços somente a métodos, técnicas ou práticas da ciência psicológica, não devendo fazer referências a procedimentos, técnicas, denominações e qualificações alheias à Psicologia. São compreendidos como inadequados o desenvolvimento e a divulgação de qualquer prática que não esteja respaldada por um conjunto de critérios científicos da ciência psicológica capazes de sustentá-la.

Diante da existência de convênios, a(o/e) psicóloga(o/e) deverá seguir as disposições da profissão e alertar a instituição correspondente acerca delas. Os valores diferenciados não serão objeto da divulgação, mas sim a existência do convênio, mantendo assim a revelação e/ou fixação dos valores mediante consulta direta à(ao/e) profissional.

Observação: Se uma citação ou trecho de entrevista compreende menos do que 40 palavras, incorpore-a ao texto e a coloque entre aspas duplas. Caso compreenda 40 ou mais palavras, apresente-a em um bloco de texto separado e omita as aspas.

Como publicar artigos em revistas de psicologia?

Diretrizes para Autores
  1. Revista Educação, Psicologia e Interfaces. ...
  2. Formato do Texto. ...
  3. Página de rosto (1ª página) ...
  4. Resumo (na sequência) ...
  5. Corpo do Texto. ...
  6. 1 Introdução - aporte teórico do objeto investigado, justificativa/relevância do trabalho e seu objetivo.
Mais itens...

Qual é a base da psicologia?

A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento. O estudo dessa área é multifacetado e inclui sub-campos, como áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos. ... Como ela é uma ciência, tenta investigar as causas do comportamento.

O que é a psicologia artigos científicos?

RESUMO. A Psicologia é definida habitualmente como ciência do comportamento, mas necessita uma revisão de seus pressupostos. ... Deve-se então recuperar o sentido da psicologia como estudo da alma ou da subjetividade, havendo necessidade de um discurso simbólico e subjetivo complementando o racional e objetivo.

Quais são as melhores revistas?

Confira abaixo!
  • Revistas científicas: a importância de fontes de informações confiáveis. ...
  • 1- Ciência & Saúde Coletiva. ...
  • 2- Academia Brasileira de Ciências. ...
  • 3- Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. ...
  • 4- Genetics and molecular research. ...
  • 5- SIBi Portal de Revistas. ...
  • 6- CAPES. ...
  • 7- A Cancer Journal for Clinicians.
Mais itens...•25 de ago. de 2017

Quais são as abordagens da psicologia?

Sabe quais são as teorias e técnicas de cada escola? Psicanálise e terapia cognitivo-comportamental (TCC) são fortes exemplos de abordagens psicoterapêuticas. E, embora apresentem conceitos distintos, ambas as linhas de tratamento promovem melhorias significativas na vida do paciente.

Qual é o objetivo do estudo da psicologia?

Entre os principais objetivos da psicologia estão descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. O trabalho dos psicólogos é altamente variado, mas todos compartilham um objetivo primordial. Esse objetivo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor.

Quais são os conceitos da psicologia?

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. ... Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos.

Qual é a melhor revista de atualidades?

ISTOÉ, uma publicação da Editora Três, recebeu 1.197 votos (49% do total), seguida pela revista Veja, que teve 565 votos (23% do total). Na categoria Celebridades, ISTOÉ Gente, também da Editora Três, ficou em primeiro lugar com 1.084 votos (42% do total). A revista Caras ficou em segundo lugar com 674 votos (26%).

Quais são as melhores revistas científicas?

Confira abaixo!
  • Revistas científicas: a importância de fontes de informações confiáveis. ...
  • 1- Ciência & Saúde Coletiva. ...
  • 2- Academia Brasileira de Ciências. ...
  • 3- Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. ...
  • 4- Genetics and molecular research. ...
  • 5- SIBi Portal de Revistas. ...
  • 6- CAPES. ...
  • 7- A Cancer Journal for Clinicians.
Mais itens...•25 de ago. de 2017

Quais são as abordagens da psicologia clínica?

As principais abordagens da psicologia
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

Quais são as abordagens humanistas da psicologia?

No final da década de 1950, Abraham Maslow, Carl Rogers e outros psicólogos não acreditavam que o comportamento humano fosse condicionado ou baseado na mente consciente e inconsciente. ... Vale destacar que a Psicologia Humanista tem base em duas outras abordagens importantes: o Existencialismo e a Fenomenologia.

Qual é o objetivo da terapia?

A terapia possui, entre outros objetivos, tratar ou aliviar os sintomas debilitantes dos transtornos mentais. Com base neste dado, porém, pode-se assumir que poucas pessoas buscam os tratamentos disponíveis. É mais do que necessário falar sobre terapia hoje.

Qual o significado de psicóloga?

substantivo masculino Aquele que se especializou em psicologia, ciência que se dedica ao estudo dos processos mentais, da maneira de agir do indivíduo e de suas implicações num meio social ou físico. ... Etimologia (origem da palavra psicólogo).

Quais são os conceitos da psicologia da educação?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Qual é a melhor revista para assinar?

ISTOÉ, uma publicação da Editora Três, recebeu 1.197 votos (49% do total), seguida pela revista Veja, que teve 565 votos (23% do total). Na categoria Celebridades, ISTOÉ Gente, também da Editora Três, ficou em primeiro lugar com 1.084 votos (42% do total). A revista Caras ficou em segundo lugar com 674 votos (26%).

Qual é melhor revista do mundo?

Lista das revistas com maior circulação no mundoMais 1 linha

Quais são as revistas científicas brasileiras?

  • 1 ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA.
  • 1 ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA.
  • 2 REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E.
  • 4 RBRH – REVISTA BRASILEIRA DE.
  • 8 REGA - REVISTA DE GESTÃO DE.
  • 10 REVISTA ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. B4.
  • 12 RECEN - Revista Ciências Exatas e.
  • 15 CADERNOS SAÚDE COLETIVA. B5.
Mais itens...

Onde ler revistas científicas?

Como encontrar revistas científicas internacionais
  • SciELO. A Scientific Electronic Library Online concentra 1.249 periódicos de países como África do Sul, Chile, Espanha, México e Portugal. ...
  • Science Direct. ...
  • EBSCOHost. ...
  • Google Acadêmico.
10 de dez. de 2020

Quantas são as abordagens da psicologia?

As abordagens psicológicas são muito diversas. E muitas delas não “se bicam”. As mais famosas são: a TCC, Terapia Comportamental, Psicologia Cognitiva, Psicanálise, Transpessoal, Sócio-histórica, Centrada na Pessoa e por aí vai.