Poucas horas depois de pisarmos a ilha de La Palma pela primeira vez já nos estávamos a aperceber da sua diversidade (de microclimas e paisagens contrastantes), da sua simpatia (as pessoas que conhecemos na ilha são encantadoras), do seu orgulho estelar (um dos melhores céus do mundo para observação astronómica) e da sua resiliência, demonstrada na recente erupção vulcânica que gerou a terra mais recente na Europa.
Se tiver vontade de explorar melhor esta linha costeira em caiaque, pode reservar este passeio de caiaque por El Remo e desfrutar da linha costeira de La Palma a partir da pequena aldeia piscatória do município de Los Llanos de Aridane, El Remo.
Também pode visitar a Cueva Bonita, também conhecida na ilha como a Capela Sistina do Atlântico (não faça essa cara, no Randomtrip também não somos fãs de comparações de destinos…). Aparentemente, esta caverna cristalina localizada no sopé das falésias serviu de refúgio para a população local dos ataques piratas durante o século XVII e agora pode explorá-la em caiaque durante algumas horas a partir de Porís de Candelaria.
Quando visitámos La Palma, uma grande parte de Las Manchas estava fechada, mas se quando lá for, já estiver aberto, foi-nos dito que a Plaza La Glorieta é um ótimo local para visitar.
Neste centro podemos conhecer as formações geológicas que se desenvolvem antes e depois das erupções vulcânicas através de uma visita guiada ao tubo vulcânico na “Cueva de Vidrio”, os painéis informativos e audiovisuais e um miradouro no topo do centro. Além disso, do outro lado da estrada a partir do centro existe um sistema de passadiços flutuantes que dão acesso a uma plataforma flutuante de vidro com vistas de cortar a respiração que, por sua vez, também dá acesso ao Tubo Vulcânico Cueva de las Palomas. Pode reservar aqui uma visita de 2 horas à Cueva de las Palomas.
A destilaria de Ron La Aldea não é apenas o que parece ser. Na realidade, estamos em frente ao Centro de Interpretação da Cana de Açúcar e Rum, uma fábrica fundada em 1936 em La Aldea de San Nicolás (na Gran Canaria) que lhe dá o seu nome (a propósito, um dos lugares onde fomos mais felizes na nossa visita à Gran Canaria, pode ler sobre ela aqui). E como acaba a fábrica aqui em La Palma?
Uma vez que a famosa rota de caminhadas Ruta de los Volcanes não pôde ser feita durante a nossa visita devido à erupção do vulcão Tajogaite (agora é possível fazê-lo), a Randomtrip fez a parte da rota que estava aberta, a Pequeña Ruta de los Volcanes , que nos leva 6 km (todos descendo) até ao Farol de Fuencaliente.
No total, como guia aproximado, uma viagem de uma semana a La Palma com um carro alugado pode custar entre 70 e 90 euros por pessoa por dia (com as opções mais baratas de carro, alojamento e restaurantes).
O Molino de Tricias, o moinho de vento que pode ser visto em frente ao centro de interpretação, representa uma importante componente arquitetónica na cultura do gofio. Além de refletir a sociedade rural tradicional de Garafía, conta a história dos Benahoaritas, habitantes de La Palma nos tempos pré-hispânicos, que utilizavam pequenos moinhos manuais de pedra basáltica para moer a matéria-prima tostada da qual obtinham gofio. Foi após a chegada dos europeus que a construção dos moinhos de água e, sobretudo, dos moinhos de vento começou, devido às características geográficas da Garafía.
O verdadeiro propósito de vir até esta parte da ilha, o Porís de la Candelaria, é curioso e belo, e chegar lá é uma experiência tão intensa e cheia de adrenalina que se tornou um dos lugares que nunca esqueceremos na ilha, não importa quantos anos passem.
Se lhe apetecer um café ou um bolo no seu passeio pelo centro, faça uma paragem no Café Don Manuel, um dos cafés mais míticos da capital, e desfrute de um café num dos mais belos pátios…
Reserve aqui a sua excursão para chegar à Porís de Candelaria a pé ou reserve aqui a sua excursão de caiaque para conhecer a Porís de Candelaria, bem como a impressionante Cueva Bonita (bela caverna).
Marque aqui o seu batismo de mergulho em La Palma (Fuencaliente) ou se preferir, veja aqui os peixes e os restos dos fluxos de lava do vulcão Teneguía com snorkelling (snorkel, óculos de mergulho e fato de mergulho incluído)
O trilho também tem vistas espetaculares do Miradouro de Somada Alta de onde, num dia claro, se pode ver Tenerife e La Gomera!
Quatro ou cinco dias dar-lhe-ão tempo suficiente para conhecer bem o norte e o sul, embora ainda tenha de descartar algumas visitas. Pode fazer o mesmo percurso de 2-3 dias proposto na secção anterior, fazendo-o de uma forma mais descontraída, ou pode acrescentar lugares para ficar a conhecer mais sítios. Aqui está uma rota sugerida para 5 dias em La Palma.
Um fim-de-semana é muito pouco tempo para visitar uma ilha tão heterogénea como La Palma, por isso, se tiver apenas 2 ou 3 dias, terá de escolher muito cuidadosamente o que quer visitar, pois não há tempo suficiente para tudo. Deixamos-lhe uma sugestão de roteiro de 3 dias com o que consideramos ser os pontos altos de La Palma, tentando aproveitar ao máximo o tempo embora não dedicando todo o tempo que cada lugar merece:
Importante 2: Desde a pandemia, as empresas de aluguer tiveram de vender parte da sua frota para sobreviver e têm agora dificuldade em adquirir mais veículos, pelo que com menos oferta e com a mesma ou mais procura, os preços subiram e é possível que em épocas turísticas altas possam estar esgotadas ou ter preços proibitivos. É por isso muito importante tentar reservar com a maior antecedência possível.