Conchas é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude sul e a uma longitude oeste, estando a uma altitude de 503 metros. Sua população estimada em 2018 era de 17.
A concha pode ser entendida como uma carapaça protetora de animais marinhos de corpo mole, como os moluscos. Ela é formada por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermediária de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio cristalizado.
As conchas estão presentes na maioria dos moluscos marinhos externamente, como nas ostras, ou internamente, como nas lulas; e possuem a função de sustentar e proteger esses animais, que possuem o corpo mole.
As conchas podem ser usadas para fazer colares, pulseiras, decorar porta-retrato, abajur, enfim, há uma infinidade de coisas que dá para fazer com elas. Continue com a leitura do post para saber mais sobre o assunto.
Muito bela e muito rara, a porcelana-dourada (Cypraea aurantium) é uma das conchas mais desejadas pelos coleccionadores. O seu habitat localiza-se no lado de fora dos recifes do Sudoeste do Pacífico, desde as Filipinas às Ilhas Salomão e Fidji. O seu tamanho varia dos 5,8 aos 11,7 cm e o meu exemplar mede 9,3 cm.
Tridacna Gigas
Ligado diretamente às práticas exotéricas, o colar de búzios surgiu nas religiões de matriz africana. As pequenas conchas são usadas pelos médiuns para identificar os orixás que norteiam cada pessoa, e também servem como amuleto de proteção quando benzidas em rituais específicos.
As conchas são formadas por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermédia de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio (CaCO3) cristalizado. O nácar é secretado por células ectodérmicas do manto de certas espécies de moluscos.
Passe a faca ao longo da concha superior para separar a carne restante.
O manto é uma dobra da epiderme que pode ser encontrada em moluscos. É constituído pela parede dorsal do corpo, cobrindo a massa visceral. Em algumas espécies, a epiderme deste órgão secreta carbonato de cálcio, contribuindo assim para a formação da concha calcária.
Resposta. Resposta: A estrutura que produz a concha nos moluscos é chamada de manto.
Elas são basicamente carapaças protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. Quando eles nascem, forma-se a seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a se constituir a concha definitiva, substituindo a primeira.
Elas são basicamente carapaças protetoras dos moluscos marinhos, animais de corpo mole. Quando eles nascem, forma-se a seu redor uma concha provisória, chamada protoconcha. Quando o molusco cresce e atinge a idade jovem, começa a se constituir a concha definitiva, substituindo a primeira.
A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.
Caracóis e lesmas locomovem-se deslizando sobre um pé. Eles secretam um fluido viscoso que ajuda o pé a deslizar. Assim como os caracóis, as lesmas secretam um líquido viscoso que as ajuda a se locomover.