O diamante é um mineral composto de carbono, formado sobre alta pressão e temperatura. Já o kimberlito é uma rocha vulcânica formado em grande profundidade e ele é a rocha onde o diamante está presente como fonte primária.
Na tradição budista, o diamante representa a natureza do Buda. Em sânscrito, sua tradução é “vajra”, termo integrado a práticas e gestos, portanto é um objeto ritual do budismo. O diamante remete à indestrutibilidade da essência espiritual. E, por ser o único elemento da natureza que consegue cortar tudo, corta também a raiz dos nossos obscurecimentos mais íntimos.
A medida que a prospecção mineral vai obtendo sucesso e são necessários os trabalhos de detalhe, os custos aumentam bastante. No começo, eles são muito pequenos, no final, muito grandes e o risco é muito grande no começo e vai diminuindo ao longo das etapas.
Para que um diamante se forme, a pressão deve estar em torno de 45 milhões de kPA e, além disso, permanecer estável por um longo período de tempo. A temperatura deve estar entre 900 e 1300 ° C.Seção transversal do globo: crosta, manto superior, manto, núcleo externo e interno.
Os diamantes já foram usados para fins medicinais, e foi a partir da Idade Média que ganharam fama por seu valor. No início do século XI, a pedra passou a ser empregada na joalheria; por volta de 1650, foi desenvolvida a primeira lapidação brilhante, feita pelo Cardeal Mazarino.
Se a intenção é adquirir alguma joia, lojas como Monte Carlo, H.Stern e Vivara disponibilizam modelos todos os gostos – anel, colar, brinco, bracelete etc. Mas pode ir preparando uma pequena fortuna, pois trata-se de itens de luxo, que encantam por sua sofisticação e exclusividade, então o investimento vai ser polpudo.
Nesta fase, você pode fazer a análise isotópica, datação, entre outros paramêtros. Além disso, você pode tentar recuperar o microdiamante e fazer curvas de progressão para tentar encontrar os diamantes maiores. É muito importante volume para a amostragem para a diamante, existem exemplos de teores de 44 partes por bilhão. Ou seja, amostras de 10-20 kg dão uma chance muito pequena de ter qualquer teor de diamante.
Mas a pedra também tem histórias de má sorte. Uma delas é a do diamante Hope, uma das gemas mais famosas do planeta. Reza a lenda que o Hope era amaldiçoado, trazendo azar e desgraça aos seus proprietários.
Ainda nesta fase é muito importante definir os protocolos e padrões de amostragem, procedimentos de coleta em relação a todos os parâmetros e todos os processos necessários para a pesquisa mineral.
Na Noruega, diamantes de até 2,7 mm foram encontrados no cascalho do rio em Pasvikelva. Diamantes de até 1 µµ foram encontrados na cratera de meteoritos de Gardnos ao norte de Nesbyen em Hallingdal, junto com a grafite. Os diamantes são formados em conexão com o ataque de meteoritos, e supõe-se que a concentração de diamantes seja inferior a 0,19 ppm na fração. Micro diamantes foram encontrados em gneisses metamórficos de granada-cianita granada-cianita em Bardane em Fjørtoft em Møre og Romsdal.
Falando em HQ, você sabia que o símbolo do Superman foi evoluindo até ganhar a forma de um diamante? Tudo bem que ele não é feito propriamente com o cristal, mas carrega vários simbolismos, entre eles, claro, a indestrutibilidade.
Todas essas crenças conferiram ao diamante uma aura de mistério, misticismo e fascínio, estabelecendo uma forte conexão entre essa pedra e a espiritualidade. Entre as diversas simbologias, o diamante está associado à purificação de mente e espírito, para alcançar clareza e sabedoria.
Quando o resultado de amostragem é ruim, dificilmente você avança, então a fase de exploração inicial é a que traz sucesso para o empreendimento. Nesta fase você vai definir o alvo, vai começar de um bem maior e vai diminuindo. Comumente, primeiro você faz o levantamento geofísico aereo.
Tudo indica que o primeiro diamante tenha sido encontrado na Índia, há mais de 3 mil anos. Somente por volta de 327 a.C. é que a gema chegou à Europa, pelas mãos de Alexandre, o Grande.
Se formos mencionar todas as propriedades e a história do diamante, vai faltar espaço, já que sua existência data de bilhões de anos. E é por isso que ele não cansa de nos surpreender. Na joalheria, ele impõe beleza e sofisticação. Na indústria, traz resistência, força e tecnologia. Na espiritualidade, ele promove cura e equilíbrio, sendo considerado uma pedra de poder e proteção espiritual. Atualizando um pouco a frase de Marilyn Monroe, os diamantes são os melhores amigos de qualquer pessoa!
Os diamantes são uma das gemas mais preciosas do mundo. Embora os diamantes tenham sido descobertos em quase 35 países em todo o mundo, existem alguns países que reinam superior em termos de produção de diamantes. Da Rússia à Austrália, exploramos a história e a produção desses países produtores e suas minas:
Você faz diversas sondagens para definir geometria e volume do corpo kimberlitico. Você deve entender muito bem o modelo geológico, pois ele vai ajudar a fazer o planejamento de lavra. Você tem que ter uma planta para fazer a amostragem na etapa final de maneira bem feita.
A expressão “um diamante bruto” reflete algo que ainda não atingiu todo o seu potencial, e com razão. Diamantes em bruto geralmente não são muito visíveis. Somente quando o diamante é retificado é que o brilho e a reflexão da luz aparecem, e um mostra todo o seu potencial. Portanto, tornou-se popular somente após o século XIV, quando os venezianos descobriram a oportunidade de cortar e moer diamante com diamante. Isso tornou possível produzir gemas facetadas. Os diamantes são sempre lapidados com faceta, para melhor refração da luz.
De lá para cá, o diamante se tornou símbolo de luxo e sofisticação, o que se reforçou com a fundação da badalada joalheria Tiffany e seu famoso logotipo em formato de diamante – que leva o nome da marca – e que se consagrou enfeitando o colo da atriz Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo”.
A mineração de diamantes na Austrália começou em 1908 e desde então se tornou uma das indústrias mais poderosas do país. A Austrália é a fonte de quase todos os diamantes rosa e vermelhos. A mina de diamantes mais notável da Austrália é a mina de diamantes Argyle.
As etapas de amostragem de química mineral iniciam com a coleta de amostra, normalmente amostragem aluvionar. Se tiver um pequeno sucesso, você pode aumentar a densidade de amostragem e tentar descobrir se os grãos estão frescos, qual o fracionamento deles e outras características.