Onde Doar A Medula Ssea?

Onde doar a medula ssea

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.

Sertão de Dentro | Ep. 4 – Antes de tudo um forte

Se você está na cidade de São Paulo e grande São Paulo, você pode se cadastrar no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Basta fazer o seu agendamento através do telefone: (11) 2176-7249 e marcar o melhor dia para você.

As células-tronco são células muito especiais. Essas células existem no interior da medula óssea e são responsáveis pela formação do sangue durante toda a vida. Essa é a célula que efetivamente substituímos quando realizamos um transplante de medula óssea.

Antes de receber essas células há que fazer quimioterapia com altas doses ou eventualmente radioterapia, para destruir as células malignas. Só depois o doente fica em condições de receber essas células transplantadas, de forma a produzir células sanguíneas saudáveis.

Há riscos?

<strong>Há riscos?</strong>

O histórico do transplante de medula óssea apresenta algumas particularidades, desde os estudos iniciais até ao seu reconhecimento, em 1990, com o Prémio Nobel de Medicina agraciado ao Dr. E. Donnall Thomas.

A partir daí, o sangue é analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório que identifica características genéticas a serem cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade. Em seguida, os dados pessoais e o tipo de HLA são incluídos no Redome. O Inca alerta para a importância de manter os dados sempre atualizados, tendo em vista que, quando houver um paciente com possível compatibilidade, o voluntário será consultado para decidir quanto à doação. Para seguir com o processo, são necessários outros exames que confirmem a compatibilidade, além de uma avaliação clínica de saúde. Somente ao final dessas etapas o doador poderá ser considerado é apto.

A compatibilidade de medula é determinada pela genética. Essa espera para doação pode durar meses ou anos. Se o sistema encontrar um paciente compatível com você (doador), eles entrarão em contato para colher uma nova amostra de sangue e confirmar a compatibilidade.

4º Passo: Fazer a doação

NOTA: as brigadas móveis complementam os locais de recolha permanente, quando a deslocação a um determinado local assim o justifica. Procure o local fixo de recolha mais próximo de si e caso não encontre fique atento às brigadas móveis. Obrigada.

Na doação por punção da medula óssea, o doador costuma relatar dor no local da punção (quadril) que tende a desaparecer em alguns dias. A maioria dos doadores consegue retornar às suas atividades habituais após uma semana. Na doação por aférese de sangue periférico, o doador pode apresentar um quadro gripal durante o uso da medicação para estimular as células-tronco hematopoéticas mas poderá retornar às suas atividades no dia seguinte à doação. É importante mencionar que todas estas questões serão discutidas com o doador durante sua avaliação clínica.

» Doador de medula óssea

» Doador de medula óssea

Na doação por aférese, as células são coletadas diretamente da corrente sanguínea, através de um procedimento de aférese que dura cerca de 3 a 4 horas mas, neste caso, o doador deverá receber uma medicação por 5 dias para estimular as células-tronco.

Para ser um doador no Brasil, basta procurar o hemocentro do estado e agendar uma consulta de esclarecimento sobre a doação de medula óssea. O voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e gozar de boa saúde. Ele vai assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue - 10 mililitros (ml) - do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.

Em geral, o processo de coleta dura de 4 a 6 horas. O efeito colateral do medicamento são dores no corpo, como as de uma gripe, mas sem espirrar, que melhora com um analgésico.

Pacientes

No transplante de medula, a rejeição é relativamente rara, mas pode acontecer. Por isso, existe a preocupação com a seleção do doador adequado e o preparo do paciente. O sucesso do transplante depende de fatores como o estágio da doença, o estado geral e as boas condições nutricionais e clínicas do paciente e do doador.

No caso específico das leucemias, é importante lembrar que a indicação de transplante irá depender do tipo de leucemia e da resposta inicial ao tratamento com quimioterapia e, em muitas situações, a doença pode ser curada, apenas, com tratamento convencional com quimioterapia e/ou radioterapia.

Ao longo dos seus anos de actividade mantém-se como a mais inovadora no nosso país, tendo introduzido actuações pioneiras como a 1ª transplantação utilizando células de sangue de cordão umbilical em 1994 e os primeiros transplantes alogénicos com células do sangue periférico, a 1ª transplantação com dador não relacionado em 1995, a 1ª transplantação em ambulatório em 1999 e disponibilizando ainda técnicas apenas nela praticadas, tais como a fotoferese extracorporal e a irradiação corporal total, esta última em colaboração com o Serviço de Radioterapia.

Dependência fatal | Artigo

A primeira transplantação de medula óssea foi efectuada com sucesso em 1968, e mais tarde a primeira transplantação com dador não aparentado. Este facto marcou o começo de uma nova era no tratamento de doentes com diferentes patologias que podem ir desde defeitos genéticos até às doenças oncológicas. Através deste tratamento, foi incrementada a esperança de vida de muitos doentes com leucemia, algumas anemias e outras doenças hereditárias potencialmente fatais.

No nosso site, no canto superior da tela há um espaço para você digitar o seu CEP e encontrar o Hemocentro mais próximo da sua casa para fazer o seu cadastro de doador. Para cadastrar-se é necessário colher uma amostra de sangue e preencher a ficha cadastral.

Como atualizar cadastro no hemocentro?

Para realizar a atualização de dados basta acessar o site do Redome, ou entrar em contato pelos telefones (21) 2505-5656/ 2505-5639 / 2505-5638. Com cerca de 5,3 milhões de doadores, o Brasil possui, hoje, o terceiro maior registro de doadores do mundo, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha.

Como registrar que sou doador de órgãos?

Para declarar a vontade de ser doador após a morte, você pode acessar o site da Aliança Brasileira pela doação de Órgãos e Tecidos (Adote), fazer seu cadastro e download do cartão de doador. Basta acessar o link: http://www.adote.org.br/.

Onde fazer doação de medula óssea SP?

Hemocentro Da Santa Casa De São Paulo/laboratório De Histocompatibilidade | REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Site Oficial.