O suplemento de melatonina foi aprovado pela ANVISA em outubro de 2021¹, o que abriu espaço para sua produção em grande escala e comercialização em farmácias, já que antes a permissão ficava apenas nas farmácias de manipulação e com a apresentação de receita.
Hoje, a indústria farmacêutica já atua na sua produção e venda. Por exemplo, a Vitasay lançou a própria melatonina de 0,20mg, em comprimidos orodispersíveis que dissolvem na boca e não necessitam de água para ingerir, com sabor laranja e zero açúcares, uma alternativa do hormônio do sono que pode ser encontrada facilmente nas farmácias brasileiras.
Uma rotina mais produtiva é uma das vantagens da melatonina, além de ajudar no combate aos radicais livres devido ao seu efeito antioxidante. Dessa forma, serve para combater o envelhecimento precoce e tem um efeito anti-inflamatório, podendo auxiliar no tratamento das incômodas dores de cabeça.
A melatonina deve ser tomada à noite, antes de dormir, para que a sua atuação na regulagem do sono seja eficiente. O ideal é ingerir a dose recomendada pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama. Outro cuidado importante a ser tomado é evitar o uso de telas ou luzes muito fortes depois do uso da suplementação.
Por enquanto, ficamos por aqui. Esperamos ter tirado todas suas dúvidas sobre onde e como comprar a melatonina no Brasil. Para mais dicas e informações sobre o hormônio do sono, continue ligado em nosso blog. Até mais!
Na infância, a falta de sono pode levar a alguns comportamentos e problemas de saúde complicados como irritabilidade, dificuldade em prestar atenção, pressão alta e problemas de peso. Além de tudo isso, os pequenos ainda correm o risco de desenvolver obesidade, dores de cabeça e depressão.
Pessoas que possuam alguma doença crônica devem também se atentar ao uso da melatonina e consultar seu médico antes de começar a ingerir a suplementação. No mais, de maneira geral, a melatonina é contraindicada apenas para grávidas e lactantes, a menos que haja indicação de um profissional de saúde.
Outro benefício da melatonina em sua forma suplementar é que ela provoca melhorias no funcionamento do sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do nosso organismo. Vale ressaltar ainda que reduz a sensação de estresse, sobretudo quando causada pelo cansaço excessivo .
Considerando os potenciais benefícios que ele apresenta para aliviar casos de insônia, entre outros fatores, muitas pessoas podem estar interessadas no suplemento. Por isso, resolvemos explicar o cenário atual e mostrar onde comprar melatonina no Brasil. Confira!
De modo geral, a melatonina sintética pode ser obtida em farmácias comuns, farmácias de manipulação e outros estabelecimentos que vendem suplementos alimentares, já que essa é a classificação atribuída ao composto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária¹.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
No Brasil, ela tem ganhado cada vez mais espaço como alternativa para o tratamento de distúrbios do sono em diversas situações, como atraso no ritmo de sono, jet lag, diminuição dos níveis do hormônio por conta da idade, entre outros.
A melatonina² é conhecida amplamente como o hormônio do sono. Ela atua diretamente no controle do ciclo circadiano, o relógio biológico que controla as principais funções do organismo.
Além disso, alguns pacientes que fazem uso da melatonina suplementar no dia a dia afirmam que, ao acordar, lembram-se de seus sonhos com atenção aos detalhes. Esse efeito de sonhos vívidos é temporário e ele não representa perigo para a saúde, é algo que geralmente desaparece após 15 ou 30 dias após o início do tratamento.
A regulamentação veio após a ANVISA conduzir um amplo estudo³ sobre as aplicações e efeitos da melatonina no organismo. Essa pesquisa foi motivada pela crescente pressão da indústria, bem como da própria população, para sua liberação.
Viu só como é simples? Agora você já conhece os principais benefícios do suplemento e sabe onde comprar a melatonina, o hormônio do sono, para ajudar pessoas com insônia a obter um merecido e tranquilo repouso diário.
O uso do suplemento de melatonina é seguro. Inclusive, a sua venda é aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Contudo, é importante seguir as orientações médicas em relação à dosagem diária para evitar consequências. Menos de 1% das pessoas que consomem esse produto podem apresentar alguns efeitos colaterais bastante raros, como: