O pólen está presente nas flores, e é o gameta masculino da planta. É coletado pelas abelhas que o enriquece com suas enzimas e o transporta preso a uma estrutura presente em suas patas traseiras, chamada corbícula.
Para eles serem liberados, precisam da ajuda de uma abelha que tenha a capacidade de vibrar seu corpo e as anteras durante suas visitas às flores. produtores é que abelhas nativas, pequenas e grandes, visitam as flores do tomateiro, efetuando sua polinização e permitindo assim que seus frutos cresçam fortes e bonitos.
Assim como os seres humanos, muitas plantas precisam de elemento macho e de elemento fêmea para “procriar” ou produzir uma nova semente. ... O pólen tem que encontrar o seu caminho até um pistilo e descer até alcançar o ovo para fazer uma nova semente. É para isso que serve a polinização: para fazer sementes!
Enquanto as abelhas conseguem o néctar e o pólen necessários para se alimentar e produzir mel, a agricultura se beneficia da polinização, que amplia sua produtividade e garante frutos com mais qualidade e, consequentemente, maior valor de mercado.
A flor do tomateiro é hermafrodita, tem o órgão feminino (estigma e ovário) e o órgão masculino (anteras). A anafase é a altura que o estigma se encontra muito receptivo e ocorre a polinização. Para que se produza a germinação, os grãos de pólen devem aderir ao estigma.
Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Como muitas plantas, os tomates são sensíveis às diferenças extremas de temperatura. ... Se o pé de tomate floresceu e passou por quatro noites de temperaturas muito baixas, as flores cairão. Temperaturas noturnas acima de 23ºC possuem o mesmo efeito nas flores.
A polinização artificial é feita pela transferência dos grãos de pólen de uma flor para outra, com os dedos ou com o auxílio de dedeiras de feltro, no período da tarde, entre 12 horas e 30 minutos e 18 horas, horário em que as flores estão abertas.
A polinização manual deve ser feita da seguinte maneira: na hora de polinizar, o produtor deve tocar os dedos nas anteras até que eles fiquem cobertos de pólen (pó amarelo) e tocar, levemente, nos três estigmas de outra flor.
Passos
Para a atemóia, a polinização com pólen de A. squamosa L. foi mais efetiva, aumentando o vingamento de frutos (80,5%, comparado com outros quatro tratamentos, que foi menos de 22%), a produção e a porcentagem de frutos perfeitos.
Polinização e fecundação são necessárias à produção de frutos do abacateiro. Por isso, a participação de insetos, especialmente abelhas, é muito importante. As abelhas podem levar o pólen de uma a outra planta um percurso de até 2Km, mas para que a polinização seja efetiva, recomenda-se uma distância de no máximo100m.
Como polinizar Um pincel de ponta fina funciona melhor para alcançar as pequenas flores de um limoeiro. Mergulhe-o em uma flor que contenha pólen. Este ficará aderido ao pincel seco por meio de eletricidade estática. Estando coberto de pólen, pegue-o e pincele-o levemente sobre o estigma de outra flor.
Em geral, fruteiras cítricas não necessitam de podas para produzir. Apesar do florescimento, a ausência de frutos no limoeiro pode ser atribuída a diversas causas. As plantas cítricas florescem abundantemente, contudo, apenas 1% das flores chega a vingar.
5) Adubo para pé de limão Como todos as frutas cítricas o limão precisa de um terreno rico de sais minerais como o azoto, fósforo e potássio. A necessidade aumenta na primavera, que é a época em que a planta se prepara para produzir frutas, mas é melhor se dosado o ano todo.
Antes do plantio do limão Taiti, a adubação na cova pode ser feita, utilizando-se o adubo fosfatado. Mais uma vez, é importante esclarecer que a dosagem deverá ser aquela indicada pela análise, juntamente com esterco bem curtido.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
Plante seu limoeiro em um lugar onde bata bastante sol, mantendo a planta protegida de correntes de vento até que já tenha emitido brotos no novo local. Regue a mudinha a cada três dias na primeira semana, depois, basta molhar para manter a terra úmida.