EQST

O Que Via Parenteral Indireta?

O que via parenteral indireta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é via parenteral indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

São exemplos de vias de administração enteral parenteral indireta e parenteral direta respectivamente?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

O que são vias enterais e parenterais?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Qual a vantagem da via inalatória?

A via inalatória tem melhor relação de risco-benefício do que as demais, devido à ação direta dos medicamentos sobre a mucosa respiratória possibilitar efeito máximo com pequenas dosagens, 40 vezes menores do que por via oral, e com baixas concentrações séricas.

Como administrar medicamento via parenteral?

A via parenteral é aquela que não interage com o trato gastrointestinal. Em outras palavras, esta é uma das vias de administração de medicamentos que não atravessam a mucosa intestinal. Sendo assim, a administração da droga é realizada por injeção, diretamente no líquido tecidual ou no sangue.

O que é uma via inalatória?

A via inalatória utiliza gases como meio de transporte para medicamentos. Na sua maioria, os medicamentos assim administrados têm ação no sistema respiratório. Popularmente, essa via é conhecida por inalação.

Quais medicamentos podem ser utilizados por via inalatória?

Em seguida, o paciente pode inalar a névoa fina, atingindo profundamente os seus pulmões. Os medicamentos comumente utilizados neste método de tratamento são os bronco dilatadores ou corticoides.