Foi desenvolvida no fim da década de 70 como opção à mastectomia (retirada total da mama). Naquela época, retirava-se o quadrante da mama aonde o tumor estivesse localizado e, por isso, também é conhecida como quadrantectomia.
Método: Os pacientes foram classificados em 4 grupos: grupo I - mamas com volume e com consistência; grupo II - mamas com volume, mas sem consistência; grupo III - mamas com pouco volume, mas com alguma consistência; e grupo IV - mamas totalmente sem volume e sem consistência.
As mamas são encontradas na parede anterior do tórax, anteriormente à fáscia profunda e aos músculos peitorais; separadas deles pelo espaço retromamário. Cada mama consiste em glândulas mamárias cercadas de tecido conectivo. As glândulas mamárias são glândulas sudoríparas apócrinas modificadas.
PI-RADS 3: doença clinicamente significante é equívoca; PI-RADS 4: doença clinicamente significante provável; PI-RADS 5: doença clinicamente significante altamente provável.
Significa que o exame em questão mostra uma imagem provavelmente benigna, isto é, a possibilidade de ser um câncer é menor que 3%. É bom lembrar que a imagem deve ser analisada por um especialista na área. O resultado e laudo de exame BI-RADS III significa que foi encontrado algo no exame quase com certeza benigno.