EQST

O Que Um Projeto De SPDA?

O que é um projeto de SPDA?

O projeto de SPDA (Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica) é desenvolvido com o intuito de garantir a segurança das instalações dos mais variados tipos de edificações (residenciais, industriais, comerciais, condomínios, prédios públicos, entre outros) contra perturbações geradas no sistema elétrico por ...

O que é o SPDA?

A medida de proteção para este fenômeno recebe o nome de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). ... O SPDA, além de captar a descarga atmosférica, deve direcionar o fluxo da corrente associada diretamente para o solo, segundo percursos definidos, constituído pelos condutores do sistema de proteção.

Quando é preciso fazer o SPDA?

As instalações de para-raios, tecnicamente conhecido como Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas (SPDA), são obrigatórias em prédios comerciais ou residenciais multifamiliares a partir de 10 metros de altura.

O que deve conter em um projeto de SPDA?

Etapas do projeto de SPDA
  • Gerenciamento dos possíveis riscos.
  • Definição de recursos de proteção.
  • Determinação da forma adequada de proteção.
  • Determinação da quantidade e posição das descidas.
  • Definição do condutor de aterramento.
  • Indicação das equalizações de Potenciais.
  • Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.
Mais itens...•15 de out. de 2020

O que compõem um SPDA?

O SPDA é, basicamente, composto por um subsistema de captação, um subsistema de descidas, um subsistema de aterramento, um subsistema de equipotencialização e definições de distâncias de segurança. O responsável por interceptar as descargas atmosféricas que atingiriam a construção é o subsistema de captação.

Quais os elementos que compõem um SPDA contra ação direta das descargas atmosféricas?

O Subsistema de Captação pode ser constituído por um, ou uma combinação, dos seguintes elementos: a) Hastes/mastros; b) Condutores suspensos; c) Condutores em malha; d) Elementos naturais.

Quando é necessário instalar SPDA?

As instalações de para-raios, tecnicamente conhecido como Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas (SPDA), são obrigatórias em prédios comerciais ou residenciais multifamiliares a partir de 10 metros de altura.

Quem pode instalar SPDA?

Todo arquiteto e urbanista agora possui competência e habilitação profissional para ser responsável técnico por atividades relacionadas à instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) em edificações.

Quem pode assinar projeto de SPDA?

Art. 1º As atividades de projeto, instalação e manutenção, vistoria, laudo, perícia e parecer referentes a Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas-SPDA, deverão ser executadas por pessoas físicas ou jurídicas devidamente registradas no CREA.

Quais são os principais componentes de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas explique a função de cada um deles?

Esses subsistemas são: Captação da descarga atmosférica (raio). Descida do raio até o solo. Aterramento, que distribui a eletricidade para a malha de aterramento, um anel composto de cobre ou alumínio, interligados com hastes de cobre ou alumínio feito em torno da edificação.

O que são elementos de proteção contra a ação indireta das descargas atmosféricas?

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga ...