O que um problema hematolgico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As doenças hematológicas são aquelas que comprometem a produção dos componentes do sangue ou o funcionamento destes componentes. Os componentes do sangue são: hemácias (os glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas – todos eles são fabricados na medula óssea.
O que é o sistema hematológico?
A Hematologia estuda os elementos figurados do sangue, sendo eles as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. A Hematologia também estuda a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos) pela medula óssea, baço e linfonodos.
Quais são os exames realizados na hematologia?
Exames utilizados na investigação hematológica incluem:
Hemograma.
Mielograma.
Velocidade de hemossedimentação (VHS)
Tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA)
Tempo de protrombina.
Fibrinogênio.
Dímeros-D.
dosagens de fatores de coagulação, entre outros.
O que é sistema hematopoiético processo de formação sanguínea?
Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado chamado de célula hematopoiética ou célula-tronco.
O que é o processo de hematopoiese?
Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas.
Como funciona o sistema hematopoiético?
O Sistema Hematopoiético é responsável pela hematopoiese, ou seja, pela produção das células sanguíneas e é composto basicamente pela medula óssea e órgãos linfoides (baço, timo, linfonodos, entre outros).
Quais são as fases da hematopoiese?
A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular. Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.
O que é pesquisa de anticorpos irregulares?
A pesquisa de anticorpos irregulares tem como princípio a triagem de anticorpos eritrocitários desenvolvidos no soro do paciente pela ausência dos respectivos antígenos correlatos do sistema sanguíneo com a utilização da Anti-Globulina Humana ou Soro de Coombs, usando a Técnica de Coombs Indireto, também conhecida como ...
Quais são os testes imuno hematológicos realizados em cada doação?
Os testes imuno-hematológicos para qualificação do doador devem ser realizados a cada doação, independentemente dos resultados de doações anteriores, segundo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sendo obrigatórios: I - tipagem ABO; II - tipagem RhD; e III - pesquisa de anticorpos anti-eritrocitários ...