Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de caráter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.
Poema Visual ou Concreto - é aquele onde os recursos visuais são abundantemente explorados, embora eles não excluam outras possibilidades literárias, sejam elas sonoras ou verbais, por exemplo. Ou seja, tudo aquilo que dá ideia de movimento.
Se uma imagem está sendo criada para ajudar a expressar o sentido de um poema, como foi o caso aqui, temos um poema visual, ou poema concreto. ... Assim como pudemos perceber, o poema visual, ou poema concreto, é composto pela linguagem verbal, e esta é complementada pela linguagem não verbal.
A poesia concreta defende a racionalidade e rejeita o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. A poesia visual, pode ser considerada resultante duma intersecção entre a poesia e a experimentação visual. ...
Um poema imagem é aquele que não fala com o leitor somente através de palavras, mas também de alguma forma especifica ou imagem que as palavras criam.
Como escrever um poema de imagem
A poesia visual é um tipo de poesia em que o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia.
Na linguagem literária, o verso representa cada linha da poesia, que juntas, formam a estrofe. A poesia é um tipo de texto lírico que utiliza recursos, por exemplo, a musicalidade, o ritmo e as rimas para dar maior ênfase ao discurso.