Significado de Luzeiro substantivo masculino Coisa que emite luz; clarão; farol. Astro, estrela. [Figurado] Luminar, homem ilustre.
verbo transitivo direto Aniquilar; exterminar por completo: extinguir uma doença. Abolir; retirar o efeito de: extinguiu o processo. ... verbo transitivo direto e pronominal Dissolver; fazer com que desapareça; ocasionar o desaparecimento de: extinguiu o dinheiro; a espécie se extinguiu com a evolução.
56 sinônimos de extinguir para 8 sentidos da palavra extinguir: Exterminar ou aniquilar: 1 exterminar, aniquilar, eliminar, destruir, dizimar, assolar, chacinar, trucidar.
verbo transitivo direto Aniquilar; exterminar por completo: extinguir uma doença. Abolir; retirar o efeito de: extinguiu o processo.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Projetar luz sobre algo, iluminar: “Levantando a lanterna acesa para alumiar o caminho, Batata entrou […]” ( JU ) .
Significado de Firmamento substantivo masculino [Astronomia] Espaço celeste no qual aparecem as estrelas, os astros etc.; céu.
O radical da palavra "alumiar" é "lumi", porque com esse radical você pode formar outras palavras. Exemplo: iluminar, iluminado, iluminação, alumiado etc.
Resposta: Não possui o mesmo radical, pois luz e luzeiro vem do radical "luz", e alumiar não possui esse radical, nesse caso a palavra primitiva pode ser "lumiar".
Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).
A palavra pode ser analisada como palavra derivada por prefixação, formada pelo sufixo in- e pelo adjectivo crível, «que se pode crer, passível de se crer; acreditável» (Dicionário Houaiss).
Resposta. na verdade crente e crer possuem o mesmo radical. Incrível não.
Resposta. então são parassintéticas não é ?
Em que há relação; relativamente: fizeram um acordo entre os funcionários respectivamente ao desfalque no caixa da empresa. Etimologia (origem da palavra respectivamente). Feminino de respectivo + mente.
As palavras "incrível" e "despercebido" são formadas por derivação prefixal ou prefixação. "Incrível" deriva de "crível" e foi formada por meio do acréscimo do prefixo "-in" (negação). "Despercebido" deriva de "percebido" e foi formada por meio do acréscimo do prefixo "-des" (negação).
Na derivação sufixal ocorre a junção de um sufixo a um radical ou palavra simples já existente, que atua como palavra primitiva. O sufixo é colocado depois da palavra primitiva, alterando o seu sentido e formando uma palavra derivada, com um significado próprio.