EQST

O Que Tenho Que Fazer Quando Tenho Minha Quartinha?

O que tenho que fazer quando tenho minha Quartinha?

Não colocar nunca quartinha no chão, porém não necessariamente ela tenha de estar acima da cabeça. Pode estar num oratório ou em uma prateleira. A quartinha deverá ser abastecida semanalmente com água límpida (ou outro líquido que for mandado se for para orixá ou entidade) e manter acesa uma vela de 7 dias.

Como cuidar da quartinha de Exú?

Mantenha aberta ao seu lado acender uma vela branca comum consagrando ao seu Exú ou Pombagira regente, pedindo que purifiquem a quartinha que a eles será consagrada. Deixar com a água aproximadamente 24 h, e depois descartar na pia; lavando internamente apenas com água dessa vez.

Qual a diferença entre Bori e Obi?

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.

Quanto tempo dura um Obi?

É um ritual longo, que dura até dois dias ininterruptos, com várias aparições do novo filho de santo.

Para que serve o assentamento de Exu?

A imprescindibilidade de assentar Exu está associada à abertura de caminhos, pois os Exus são guardiões de todas as encruzilhadas, e assim, ao serem assentados propiciam direcionamentos e concretizações das atividades mágico-religiosas de um terreiro para toda rede de potências cósmicas, livres de obstruções negativas.

Qual é a pedra de Exu?

Rubi Exu: Rubi, que ajuda na atração física, melhorando o desempenho sexual e a comunicação. Ogum: Topázio azul, que é utilizado para defesa contra brigas, roubos e ajuda na abertura de caminhos.

O que se leva em um bori?

Bori é o rito de oferenda à cabeça (ebó ori), que consiste em assentar, sacralizar, reverenciar e ofertar o Orixá Ori, portanto, cultuar e louvar ori e assim estabelecer o elo entre a cabeça material (ori) do neófito e sua cabeça espiritual, ou seja, criar a harmonia e equilíbrio necessários à vida.

O que é o bori no candomblé?

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

Como é feito o OBI no candomblé?

O fruto utilizado deve ser o que possui quatro gomos, chamado de Obi Abatá, sua divisão deve ser natural, ou seja é proibido o uso de faca ou qualquer material cortante, para dividi-lo em quatro partes, se naturalmente ele só contiver duas partes.

Para que serve um assentamento?

O alinhamento (ou assentamento) é importante para definir o layout das peças no chão e garantir que não fiquem tortas. Depois de escolher o piso que você quer para a casa, é hora de planejar a instalação. Nessa etapa, é preciso dar importância ao assentamento, processo que nivela e alinha as peças corretamente no chão.

Para que serve assentamento de santo?

Do ponto de vista religioso, fazer um assentamento é reforçar a conexão entre um indivíduo ou grupo e o orixá a partir de uma delimitação espacial, é criar um lugar sagrado para cultuar e cuidar da divindade da forma mais apropriada.

Quais são as plantas de Exú?

Casca de Cebola – Erva Quente. Casca de Alho – Erva Quente. Mamona – Erva Quente. Peregun Roxo – Erva Quente.

O que acontece depois de um bori?

Depois do bori, o abiã torna-se um participante, assistindo às cerimônias dedicadas aos Orixás cultuados no terreiro, servindo para sua familiarização com os participantes da seita. ... Os objetos são sacralizados durante a raspagem e transmitem-se os cuidados, que variam de acordo com a qualidade de cada orixá.