Animais comumente chamados de "vermes" incluem anelídeos, nematelmintos, platelmintos, vermes marinhos nemertinos, quetognatas, sipunculos, echiuros, acantocéfalos e larvas de insetos. Atualmente, se entende como verme o animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo.
São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose. Pseudoceros dimidiatus, uma espécie da classe Turbellaria. Estima-se aproximadamente 20.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase.
O filo Nematoda agrupa animais que apresentam corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades posterior e anterior. ... A cutícula tem a função de proteger, dar suporte e atuar no controle do volume corporal do animal. Abaixo da epiderme há as células musculares, que permitem a realização de movimentos de flexão.
O sistema excretor é formado por estruturas chamadas de renetes. Esses renetes podem ser de vários tipos, sendo que o mais comum é uma célula na forma da letra H que percorre todo o corpo do nematódeo. As excreções são eliminadas para o meio externo através do poro excretor.
Os anelídeos, animais de corpo segmentado, possuem sistemas típicos de excreção, reprodução e coordenação nervosa. ... Os moluscos, por sua vez, são animais de corpo mole dividido em cabeça, pé e massa visceral e reprodução sexuada.
Características gerais dos moluscos Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.