Cinturas ou estranguladoras: tratam-se de raízes adventícias que abraçam outro vegetal e em casos extremos, o hospedeiro pode chegar a morrer. ... Podem ser observadas em espécies que habitam áreas alagadas, sendo que possuem a capacidade de capturar o oxigênio atmosférico e direcioná-lo às partes subterrâneas da planta.
- Raízes respiratórias, de aeração ou pneumatóforos: Essas raízes são muito comuns em plantas que vivem em manguezais, principalmente por realizar trocas gasosas com o meio ambiente. Possuem geotropismo negativo e por isso podem ser vistas saindo do solo.
Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo:
Fasciculadas ou cabeleira: esses sistemas são formados pelas raízes adventícias que se originam no caule, sem apresentar uma raiz principal, pois a raiz primária, geralmente, desenvolve-se por curto período de tempo. Esse sistema radicular é encontrado em plantas monocotiledôneas. Não pare agora...
Significado de Fasciculado adjetivo Reunido em fascículos. [Botânica] Diz-se das folhas ou raízes reunidas em feixes.
raiz fasciculada
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Desprovidos de vegetação. Com plantação em curvas de nível. Com plantação em degraus.
Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.
A vegetação protege o solo de diversas formas , as raízes protegem de maneira que dão uma solidez maior ao solo de modo que o mesmo fica mais firme , além de que ela suga o excesso de água do solo .
O que fazer para evitar a degradação do solo Plantio Correto: plantar em épocas chuvosas e escolher sementes de boa qualidade é fundamental para evitar a perda de nutrientes e aproveitar a infiltração da água, retendo a umidade e facilitando a adubação.
Aluísio afirmou que a prevenção é a melhor forma de impedir o processo de desertificação. Para isso, deve-se evitar o uso de área vulnerável e, quando necessário, utilizar com muito critério, com práticas conservacionistas e respeitando a capacidade de suporte deste ambiente.
4 fatores que ajudam a degradar o solo e como evitá-los
Fatores que podem causar a degradação do solo
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo.
Outra prática agrícola que também contribui para a degradação do meio ambiente são as queimadas....Agricultura e os fatores naturais.
Fatores naturais é tudo o que está envolvido com os acontecimentos naturais, por exemplo: a chuva,vento. No geral fatores naturais é tudo que acontece por conta da natureza, tais como : relâmpagos, trovões, tsunamis.