O que so os quesitos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os quesitos são perguntas que tem por finalidade esclarecer as dúvidas existentes sobre um determinado assunto, objeto da perícia.
Até quando posso apresentar quesitos suplementares?
469, caput, do Novo CPC. (1) Embora o art. 465 do CPC/2015 também disponha que o prazo para apresentar os quesitos da prova pericial será de 15 dias a partir da nomeação do perito, o momento não é exclusivo. Ou seja, quesitos suplementares poderão ser apresentados durante a diligência.
O que são os quesitos periciais?
Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. ... O perito necessita tornar compreensível os fatos reclamados nos autos, mesmo que os quesitos não o levem a tanto.
O que vem a ser quesito impertinente?
Impertinentes, pois, são todos os quesitos que sugerem a fuga da realidade, buscando em conjecturas apoiar teses das partes litigantes.
Quais são os quesitos periciais?
O que são espécies de quesitos periciais?
I – DEFINIÇÃO LITERAL E LEGAL DO GÊNERO QUESITOS.
II – PRAZO PARA APRESENTAÇÃO.
III – PRECLUSÃO DO PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE QUESITOS.
IV – QUESITOS PRELIMINARES.
V – QUESITOS SUPLEMENTARES.
VI – QUESITOS IMPERTINENTES.
VII – QUESITOS DE ESCLARECIMENTO.
Em que momento o perito sabe o prazo para a entrega do laudo?
O laudo deverá ser entregue no prazo fixado pelo juiz, com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência à data da audiência de instrução e julgamento (art. 477, CPC).
Qual o prazo para entrega do laudo pericial?
O laudo pericial deve ser protocolado em juízo em prazo a ser fixado pelo juiz, que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC). As partes serão intimadas para manifestação acerca do laudo pericial, com prazo de 15 (quinze) dias para tal.
O que são quesitos complementares CPC?
Os quesitos complementares eram utilizados pelas partes para pedir explicações aos peritos quanto às dúvidas existentes a respeito do laudo, na época do antigo CPC.
Quais os tipos de quesitos na perícia contábil?
Os quesitos são questionamentos elaborados pelas partes para serem respondidos pelo perito. Ao formular os quesitos, as partes poderão apresentar quesitos considerados impertinentes, ou apresentar quesitos suplementares, após a entrega do laudo pericial.
Quais são os quesitos em perícia contábil?
Os quesitos são questionários básicos feitos pelas partes ou pelo magistrado para o desenvolvimento da prova pericial. Para Ornelas (2011) são perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidas pelo perito contábil.
O que é um quesito pericial?
Quesitos são os elaborados pelas partes para obtiverem respostas, esclarecimentos sobre o laudo pericial. Isto é, a parte requer ao juiz que mande intimar o perito e o assistente técnico para comparecerem à audiência, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos.
Quanto tempo o perito pode ficar com o processo?
Após o laudo ser apresentado, o advogado do segurado e o INSS terão um prazo para se manifestarem sobre as conclusões do perito. Feito isso, o processo vai para o juiz sentenciar, ou seja, julgar a ação. O que pode levar até 60 dias após a realização da perícia.
O que acontece depois que o perito apresenta os cálculos?
Após a apresentação de cálculos trabalhistas pelo reclamante é concedido o prazo geralmente de 10 dias para que a reclamada apresente a contestação de cálculos. ... Após a apresentação de cálculos trabalhistas pela perícia, novamente é aberto novo prazo para as partes se manifestarem.
O que acontece quando o perito não cumpre prazos?
Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-á, por uma vez, prorrogação, segundo o seu prudente arbítrio. Parágrafo único. O prazo para os assistentes técnicos será o mesmo do perito. Este artigo se vincula diretamente com o artigo 427 do CPC.
O que acontece se o perito não cumprir o prazo?
O que ocorre se o perito não cumprir o encargo no prazo assinado ? ... No caso previsto no inciso II, o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo.”