Os extrínsecos têm origem óssea e inserção na língua. Os intrínsecos têm origem e inserção na língua. Existe uma grande diferença funcional entre os músculos extrínsecos e intrínsecos: os extrínsecos modificam a posição da língua na cavidade oral, enquanto os intrínsecos modificam o formato da língua [1].
MÚSCULOS DO TÓRAX
Os músculos ântero-laterais são: reto do abdome ,obliquo externo e oblíquo interno, transverso e o piramidal.
Ações. Tendo como ponto fixo a caixa torácica, o peitoral maior se torna um adutor e rotador interno do ombro; suas fibras superiores realizam a flexão desta articulação. Tendo como ponto fixo o úmero, torna-se um depressor da cintura escapular e elevador das costelas, auxiliando na inspiração.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.
O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.
Estrutura torácica O esqueleto torácico, ou seja, a estrutura óssea do tórax, é composto por uma parte da coluna vertebral, pelas clavículas, costelas, esterno e omoplatas.
O tórax está localizado na parte superior do tronco humano e seu esqueleto forma a caixa torácica, uma cavidade de extrema importância, pois funciona como uma armadura, protegendo o coração e os pulmões.
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.
As costelas típicas possuem cabeça, colo e corpo. Já as costelas de 8 a 10 são as falsas, pois se articulam com o osso esterno indiretamente, ou seja, unem as suas cartilagens umas as outras e por fim unem-se a sétima cartilagem para se inserirem do esterno.