É um tipo de tecido conjuntivo de propriedades especiais. Sua função é de reserva energética e também proteção contra o frio e impactos. É constituído de pouca matriz extracelular, com quantidade considerável de fibras reticulares e muitas células especiais, os adipócitos, que acumulam gordura.
As citocinas, provenientes dos linfócitos Th2, especialmente a IL-4 e IL-5 comandam o processo inflamatório alérgico [24].
Uma reação alérgica é desencadeada pela substância (alérgeno) específica a que a pessoa é alérgica. Quando exposto a este alérgeno, o corpo detecta um invasor estranho. Os alérgenos mais comuns encontrados no nosso meio são a poeira, mofo, ácaros, pelos de animais e determinados medicamentos e alimentos.
Resposta. Isso ocorre porque os mecanismos que causam processos alérgicos são bem individuais de indivíduo para individuo. A alergia ocorre quando o sistema imune passa a tratar determinado composto como possível patógeno e as defesas do corpo criam uma resposta contra esse composto.
18 Janeiro 2019. As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, como pólen, ácaros ou pelos de animais, ou a algum alimento, que não causa reação na maioria das pessoas. Medicamentos, fatores ambientais como o calor e picadas de insetos são outros fatores que podem desencadear o problema.
Tratamento para alergia na pele Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.