EQST

O Que Significa Litase Biliar?

O que significa litase biliar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa litíase biliar?

Os cálculos biliares, ou litíase biliar, (“pedras” na vesícula biliar) correspondem a depósitos de líquidos digestivos “endurecidos” que se formam na vesícula biliar. Estes cálculos podem ser tão pequenos como grainhas de uvas ou atingir o tamanho de bolas de golfe. Podem ser únicos ou múltiplos.

Quando operar a vesícula?

A cirurgia para retirar a vesícula biliar, chamada de colecistectomia, é indicada quando são identificadas pedras na vesícula após realização de exames de imagem ou laboratoriais, como o de urina, ou quando há sinais indicativos de vesícula inflamada.

É necessário retirar a vesícula?

A retirada da vesícula deve ser realizada apenas quando o tratamento clínico não apresenta efeito ou devido à gravidade do caso. As cirurgias são mais seguras se feitas no segundo trimestre de gestação. Quando feita eletivamente, a mortalidade materna é baixa e a fetal, de cerca de 5%.

Porque a vesícula fica preguiçosa?

O mau funcionamento da vesícula pode ser causado pelo depósito de cristais na bile ou distúrbios dos hormônios que controlam o esvaziamento da bile, e também pela contração da vesícula biliar ou do esfíncter de Oddi, que controla a saída de bile para o intestino.

O que é o que é litíase?

1. Formação dos cálculos urinários. 2. Formação de concreções pétreas nas pálpebras.

Qual o perigo de pedra na vesícula?

Existe o risco dos cálculos biliares originarem algumas complicações, nomeadamente: Inflamação da vesícula biliar (colecistite aguda) – a vesícula inflamada pode causar dor intensa, febre, abcesso e rotura da vesícula. É uma situação que exige tratamento médico ou cirúrgico imediato e pode pôr a vida em risco.