Triângulo isósceles é um polígono que apresenta três lados, sendo dois deles congruentes (mesma medida). O lado com medida diferente é chamado de base do triângulo isósceles. O ângulo formado pelos dois lados congruentes é chamado de ângulo do vértice.
Todo triângulo isósceles é também um triângulo isoângulo, isto é, possui dois ângulos congruentes, que são os dois ângulos opostos aos lados congruentes. ... Se um triângulo tem dois lados congruentes, então esse triângulo possui os dois ângulos da base congruentes e é um triângulo isósceles.
Os triângulos isósceles são b) I e IV. ... O triângulo escaleno possui os três lados com medidas diferentes; O triângulo isósceles possui dois lados com medidas iguais; O triângulo equilátero possui os três lados com medidas iguais.
Se considerarmos um triângulo retângulo isósceles, então os dois ângulos agudos serão iguais entre si: Assim, a medida de cada ângulo agudo nesse caso será de 45°. Ou seja, concluímos que a soma dos ângulos agudos de um triângulo retângulo sempre vale 90°, isto é, eles são complementares.
Assim percebemos que todo retângulo é também um paralelogramo, cujos ângulos internos são ângulos retos. O quadrado é um caso particular de um retângulo em que todos os lados têm o mesmo comprimento. A soma dos ângulos internos de um retângulo é 360°.
Ângulo agudo: ângulo com medida menor que 90º (0° < α < 90°). Ângulo reto: ângulo com medida igual a 90º. Ângulo obtuso: ângulo com medida maior que 90º (90° < α < 180°). Ângulo raso: ângulo com medida igual a 0º ou 180º.
Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º. Os ângulos internos do triângulo equilátero, portanto, sempre medem 60°.