A Qualificação Cadastral é o processo de regularização do cadastro dos trabalhadores no banco de dados da empresa. Esse procedimento têm como propósito garantir a confiabilidade dos dados cadastrados no sistema bem como confrontar essas informações junto à base de dados do CPF e do CNIS.
O aplicativo de "Consulta Qualificação Cadastral" permite ao usuário verificar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão aptos para serem utilizados no eSocial.
O responsável pelo PIS deverá ligar na Central 135 e solicitar a inclusão do CPF. No menu do eSocial, deve escolher a opção 3 de qualificação cadastral e aguardar o atendimento telefônico.
Motivo: Este erro ocorre quando ao emitir nota fiscal, a Inscrição Estadual informada não corresponde ao CPF do cliente. A inscrição estadual informada deve ser a mesma vinculada ao CPF na base de dados da Sefaz.
Para consultar o CNIS pela internet na central de serviços do INSS, siga os passos a seguir:
Se mesmo com todas as facilidades da carteira de trabalho digital e do eSocial, por algum motivo, o trabalhador ou o empregador queiram saber qual o número do PIS, é só acessar o extrato do FGTS ou CadÚnico, usando o número do CPF.
Vá até a aba “FGTS” e em seguida clique em “Extrato Completo”. Pronto, você descobrirá o número da carteira de trabalho além de outros dados, como por exemplo saber se a pessoa está trabalhando ou não.
/div>
Basta seguir esses passos:
A consulta do saldo do PIS é feita pelo site www.caixa.gov.br/cotaspis – a opção 'consulte seu saldo' está no lado direito da página. O beneficiário deverá informar seu CPF, PIS o NIT, a data de nascimento e dizer se é aposentado ou não. Depois deverá clicar em 'não sou um robô' e em 'continuar'.
Para obter o NIT pela Internet, basta ir ao site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF.
O NIS, e números como PIS/PASEP ou NIT, estão nos extratos do FGTS pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho. Além disso, é possível encontrá-los online no Portal Meu INSS ou no Cnis.