O melhor no que se refere à fabricação de punções e matrizes. Puncionamento é um método comum de corte de chapas metálicas em formatos geométricos. O processo se dá através de uma matriz por impacto e um punção para a ferramenta de corte.
A folga entre punção e matriz (w) é um dos fatores de maior importância no processo de puncionamento. Ela pode ser obtida pela diferença entre o diâmetro da matriz (D) e o do punção (d).
De qualquer modo, os defeitos episódicos na operação de estampagem profunda são os mostrados a seguir: Rugosidade (wrinkling), no flange ou parede do copo, que se parece como ondulações. Rasgamento (tearing), que consiste em uma trinca próxima à base no copo devida às altas tensões desenvolvidas no afinamento do metal.
No processo forjado o metal não é derretido e despejado em moldes, e sim aquecido e comprimido fortemente no formato desejado. Isso assegura uma maior resistência à peça. Nos caso dos pistões forjados ROMAQ, a vantagem do forjado é justamente suportar maiores pressões e temperaturas que os pistões fundidos.
Os virabrequins forjados são feitos normalmente em aço de melhor qualidade que os fundidos e imediatamente após serem retirados do molde de fundição, ainda incandescentes, são submetidos a uma prensa de centenas de toneladas que possui um molde em aço com o formato do blank, mas que não chegam a fechar completamente, ...
Comparado à usinagem e ao forjamento a quente, o forjamento a frio apresenta maior produtividade e economia de matéria-prima, o que torna esse processo altamente competitivo para a produção de peças em aço.