O que perda de papila? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Trata-se da perda da papila gengival (e do osso localizado abaixo dela), a parte da gengiva localizada entre os dentes, um problema quase sempre presente na periodontite que já reabsorveu alguns milímetros de osso.
O que é papila gengival?
A papila interdental é classificada como tecido gengival não queratinizado ou paraqueratinizado, recoberto por epitélio escamoso estratificado. Na região anterior, apresenta formato piramidal e ocupa o espaço localizado entre dois dentes adjacentes, coronalmente à crista óssea alveolar, abaixo do ponto de contato.
Como fazer preenchimento da gengiva?
Pequenas incisões são realizadas na porção mais superficial e epitelial da gengiva, próxima à área a ser recoberta, e, então, é realizado um movimento de rotação e deslocamento do tecido, recobrindo a exposição da raiz, completando assim o enxerto de gengiva.
Quanto custa o tratamento gengival?
A variação de preço é muito grande de acordo com o número de dentes envolvidos, se será necessária osteoplastia (remoção de osso), espessura gengival, e grau da qualificação do profissional. Para se ter ideia, em uma pesquisa de mercado, foram encontrados valores que variaram de R$ 300 a R$ 600 por dente.
Como recuperar papila?
Após anestesias infiltrativas no local da cirurgia, faz-se a medição da crista óssea alveolar até a altura desejada para a papila. Depois, preservando a papila, faz-se incisão dividindo o retalho desde a região mesio-vestibular até a regido mesio-palatal dos dentes ao lado da papila a ser reconstruída.
Quanto custa para fazer um enxerto de gengiva?
É complicado afirmar o preço exato do procedimento, visto que existem diferenças entre a quantidade de tecido em cada paciente, mas estima-se que o tratamento custe em torno de 100 reais para cada região que corresponde a um dente.