O paraninfo é o “padrinho” da turma, aquele professor com quem os formandos estabeleceram um relacionamento especial. Os professores homenageados costumam ser os docentes mais identificados com a turma, assim como o técnico-administrativo ou funcionário homenageado*.
O patrono é uma referência profissional e/ou pessoal para os formandos. Pode-se dizer que este profissional é uma inspiração para a turma, sendo reconhecido e admirado por eles ao escolhê-lo como patrono. O paraninfo, por sua vez, é o padrinho da turma.
3 dicas de como escolher o melhor paraninfo de formatura!
Nome de Turma: a escolha do nome de turma é livre para cada turma, devendo ser feita dentre os nomes da comunidade acadêmica. Em geral é um professor ou profissional da área, que, através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome.
O orador da turma fala em nome dos formandos. É como se ele interpretasse em seu discurso a vontade e as aspirações da turma. Por isso, é importante que ele seja escolhido pelos colegas, de preferência em um concurso de oratória.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Que ou quem discursa; discursador. 2 Que ou aquele que fala com eloquência em público. EXPRESSÕES Orador evangélico : clérigo que faz práticas religiosas ou prega sermões; orador sacro, orador sagrado, pregador. Orador sacro : V orador evangélico .
Cheyenne é um nome derivado da palavra da etnia Dakota que significa “oradores vermelhos”. Este é um nome nativo americano das Grandes Planícies. O nome foi dado supostamente à Cheyenne pela Dakota por que sua língua não estava relacionado com a própria.
Ou seja, o patrono é o profissional que serve de inspiração para a turma, sendo reconhecido e admirado por eles. Na maioria das vezes, o patrono é um professor escolhido pelos formandos que se destacou durante o período da graduação por seu amplo conhecimento, técnica e didática.
Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em uma só narrativa, pode haver mais de um tipo de discurso.
"O discurso citado é o discurso no discurso, a enunciação na enunciação, mas é, ao mesmo tempo, um discurso sobre o discurso, uma enunciação sobre a enunciação.” ... 3.
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
Nas palavras do autor, “o discurso alheio é o discurso dentro do discurso, o enunciado dentro do enunciado, mas ao mesmo tempo é também o discurso sobre o discurso, o enunciado sobre o enunciado” (VOLÓCHINOV, 2017 [1929], p.
Confira algumas dicas de como iniciar uma palestra apaixonante e irresistível para a plateia: