O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
Qual a definição de Just in Time (JIT)? Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
O que é Just in Time? De forma bem objetiva e clara, o JIT pode ser definido como um processo que produz e entrega produtos baseando na demanda e na quantidade exata necessária, reduzindo o estoque.
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pelo refinamento do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios. Existe também uma grande redução dos tempos de setup, interno e externo, além da redução dos tempos de movimentação, dentro e fora da empresa.
Os desperdícios atacados podem ser de várias formas:
O Just in Time é um sistema de produção para administrar produções. Ele se baseia na ideia de que nenhum produto deve ser produzido, transportado ou até mesmo comprado antes do tempo certo. Em inglês esse termo significa, de maneira literal, a expressão “na hora certa”.
O Kanban é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time. Criado na década de 40, o principal objetivo do Kanban é garantir uma gestão de estoques mais eficiente.
A sigla MRP vem do inglês, e significa Material Requiriment Planning. Em português, podemos traduzir como Planejamento de Necessidade de Materiais. ... Em resumo, o objetivo do MRP é informar ao gestor a quantidade de material necessária e disponível para a produção.