O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.
Para você entender na prática a diferença que pode fazer no seu bolso optar por um equipamento de classe A ao invés de outro, classificado como B: se pegarmos como exemplo uma máquina de lavar roupas, a máquina de classe A economizará 21% de energia em relação à B, para realizar a mesma função.
Resposta: O selo PROCEL é um guia para o consumidor que tem interesse em comprar aparelhos eletrodomésticos ou lâmpadas. Ele indica quais produtos consomem menos energia e quais apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, resultando em economia na conta de energia elétrica.
chegam a consumir 40% menos energia do que as fluorescentes e duram até 5 vezes mais. Explicação: Quando for comprar um aparelho elétrico, observe que o mesmo possui o selo Procel de Eficiência Energética.
A eficiência energética é um termo muito importante na atualidade dado que cada vez mais necessitamos de mais energia para realizar diferentes tarefas no nosso dia a dia. A eficiência energética está intimamente ligada com a qualidade energética.
Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.
Significado de Termo substantivo masculino Ponto de finalização ou de conclusão de; término: o termo da viagem. ... Limite que se estabelece em relação a alguma coisa; marco: desejava por um termo ao casamento. Representação de um vocábulo; palavra: não entendo, quando você fala nesses termos.
Significado de Orquestra Num teatro, espaço compreendido entre a cena e o público, em que ficam os instrumentistas. Conjunto de todos os músicos instrumentistas que executam uma página sinfônica.
Uma orquestra (do grego antigo ὀρχήστρα, 'lugar de dança ', por alusão ao espaço semicircular situado em frente ao palco do teatro grego, onde dançava o coro) é um agrupamento instrumental utilizado geralmente (mas nem sempre) para a execução de música de concerto.
A palavra orquestra é usada atualmente, de forma genérica, para designar um conjunto instrumental que, independentemente do seu tamanho e tipo de instrumentos usados, executa uma peça musical ou acompanha um cantor em apresentações artísticas.
Uma orquestra é um grupo musical típico da música clássica. Uma orquestra de pequena dimensão é chamada de orquestra de câmara. Já uma orquestra de grande dimensão é conhecida como orquestra sinfônica ou orquestra filarmônica. ... Uma orquestra sinfônica ou filarmônica é formada normalmente por 50 a 100 instrumentistas.
Resposta: Uma orquestra, para funcionar bem, precisa tocar de forma equilibrada, harmoniosa. E “cavar”, no poema, transmite a noção de trabalho em equipe, ao transformar a terra em camas macias para as flores.
Atualmente, a orquestra predominante é a sinfônica, composta por uma média de 80 instrumentistas, podendo chegar a 100. Orquestras sinfônicas tocam diversos tipos de música; as clássica, trilhas sonoras e jazz são mais comuns. “Além do regente, também existe o spalla.
Na orquestra existem quatro grupos de instrumentos divididos em virtude de características comuns. Seja por suas propriedades sonoras, pelos materiais com que são confeccionados, por seus formatos ou modos de tocar. Estas são as famílias de instrumentos, que se dividem em cordas, madeiras, metais e percussão.
Essas bandas sinfônicas são formadas, principalmente, por instrumentos de metais, madeiras e percussão. Porém, é possível encontrar outros tipos de instrumento de cordas, como o violoncelo, e o piano. A quantidade de músico costuma ser menor do que as orquestras sinfônicas, ficando perto de 50 instrumentistas.
A disposição dos instrumentos no palco varia, mas em geral a orquestra fica numa posição próxima de um semicírculo e, por questões de equilíbrio, usualmente as cordas ficam na frente, as madeiras no centro atrás das cordas, os metais atrás das madeiras, e a percussão atrás e/ou ao lado dos metais.
Um concerto dura, em média, 90 minutos. Mas alguns chegam a 5 horas. Cada obra tem várias partes – os movimentos -, entrecortadas por pausas. Para não desconcentrar os músicos, o público não deve aplaudir durante as pausas.
Família das Cordas É o principal grupo de instrumentos de uma orquestra. O violino graças à sua versatilidade e alcance, é a principal voz da família. Divide-se em duas seções: primeiros e segundos viol,inos. O spalla, o primeiro violino, comando o conjunto depois do maestro.
Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano. Flauta, oboé, clarinete e fagote compõem as madeiras.
Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida.
Quais instrumentos compõem uma orquestra?
Os primeiros geralmente vêm na seguinte configuração: um flautim ou pícolo, três flautas (que podem ser de metal também), três oboés, um corne inglês, três clarinetes, um clarinete baixo, três fagotes e um contra fagote.